UFPE e Prefeitura do Recife entregam primeiro nicho com 22 quiosques de comércio popular da calçada do Hospital das Clínicas

Ao todo, serão construídos 120 quiosques ao redor da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura do Recife entregaram, ontem (20), à tarde, o primeiro nicho do projeto de reordenamento do comércio popular do entorno da UFPE. Neste primeiro nicho, foram entregues novos 22 quiosques padronizados à Associação da União dos Barraqueiros da UFPE, que substituirão as barracas irregulares de lanches e comércio popular da calçada do Hospital das Clínicas (HC). A UFPE estava representada pelo reitor Alfredo Gomes, pelo vice-reitor Moacyr Araújo, pelo superintendente de projetos e obras da UFPE, Carlos Falcão e pelo superintendente do Hospital das Clínicas (HC), Filipe Carrilho. Já a PCR foi representada pelo secretário de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) da Prefeitura do Recife (PCR), Carlos Muniz, e pelo secretário-executivo do comércio popular (Secpop) da PCR, Sérgio Campello.

Foto: Júnior Anjos

Gestores e barraqueiros comemoram entrega dos primeiros espaços

Segundo o reitor Alfredo Gomes, há um projeto para requalificação das calçadas do entorno da UFPE, e a requalificação das barracas do comércio pela PCR faz parte dele. Foi assinado um Termo de Cessão de Uso de Área Pública não onerosa pela UFPE, o que significa que a Universidade se comprometeu a ceder um espaço recuado em 2,20 m próximo à calçada do HC para que fosse feita a construção e a instalação dos quiosques. Ao todo, serão construídos 120 quiosques ao redor da UFPE, que serão entregues divididos em mais seis nichos. Há a expectativa de que, pelo menos, mais dois nichos sejam entregues ainda neste ano.

“A UFPE recuou o gradil do HC e organizou com a Associação da União dos Barraqueiros quais os comerciantes mais antigos que receberão esses primeiros espaços. Os comerciantes da entrada do HC irão pra lá; o segundo nicho será dos que ficam atrás do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Essa medida é extremamente relevante, trazendo mais qualidade à comunidade da UFPE e aos acompanhantes e pacientes do HC”, explicou o reitor.

PROJETO - O projeto básico de reordenamento do comércio informal externo para o Campus Joaquim Amazonas da UFPE foi desenvolvido pela equipe técnica da PCR, em especial pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, e concluído em 2020.

O nicho 1 é composto por 22 boxes, de 4 m²/cada, e um conjunto de sanitários e está localizado na calçada da Rua Professor Artur de Sá, ao lado do HC, na Cidade Universitária. A obra foi executada por meio de medida mitigatória firmada entre a Construtora Moura Dubeux e a PCR, embasada no projeto básico de arquitetura.

Para continuidade da ação, que totaliza 120 boxes distribuídos em sete nichos comerciais, será necessária a elaboração dos projetos executivos de arquitetura e complementares, além da precificação com data base 2023. Estima-se o investimento de R$ 900 mil/nicho. “O investimento objetiva diversos benefícios como controle alimentar, qualidade na prestação de serviços, padronização dos quiosques, acessibilidade, sustentabilidade e inclusão social. Essas medidas visam melhorar a experiência no campus, promover a saúde e segurança dos usuários e fortalecer os laços entre a Universidade e a comunidade local”, explica o superintendente de Projetos e Obras da UFPE, Carlos Falcão.

Isso tudo só foi possível ser realizado com muito diálogo entre as partes envolvidas, de acordo com o vice-reitor Moacyr Araújo. “Essa obra representa um marco do início da organização do mercado informal do entorno da Universidade e houve muito diálogo para não prejudicar ninguém. Estamos começando a concretizar esse plano no qual estávamos trabalhando desde 2015”, afirmou ele.

Para o síndico do nicho 1 e representante da Associação União dos Barraqueiros da UFPE, Victor Vagner, a obra foi uma conquista. “Estamos realizando hoje uma conquista muito grande, após 12 anos de luta. Em breve, todos trabalharão nesse espaço”, afirma. Antes da mudança oficial, faltam apenas serem concluídos o espaço da Praça de Convivência e o acesso do HC aos quiosques.

A barraqueira Maria do Socorro do Nascimento, que receberá um dos quiosques desse nicho, estava animada no evento de assinatura do termo. “Estou muito feliz, é uma sensação muito boa, depois de muita luta e espera”, comemorou.

Data da última modificação: 22/06/2023, 16:20