Notícias Notícias

Voltar

UFPE e CPRH assinam acordo para instalação do Centro de Documentação e Informação Ambiental no Campus Recife

Objetivo é fomentar a educação, a pesquisa, a inovação e a proteção geral do meio ambiente limpo e equilibrado

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) assinaram ontem (8) à tarde um acordo de cooperação para a instalação do Centro de Documentação e Informação Ambiental (CDIA)/Biblioteca Professor Vasconcelos Sobrinho da CPRH no Campus Recife da UFPE, disponibilizando o acervo bibliográfico da CPRH a fim de fomentar a educação, a pesquisa, a inovação e a proteção geral do meio ambiente limpo e equilibrado. A solenidade foi realizada no Gabinete do Reitor.

Foto: Bernardo Sampaio

Parceria disponibilizará o acervo bibliográfico da CPRH no Campus Recife da UFPE

O diretor-presidente da CPRH, Djalma Paes Júnior, lembrou que a função do CPRH não é somente fiscalizar e punir, mas também incentivar a educação ambiental. “A área do meio ambiente está em pauta no mundo todo. Queremos fazer com que cada cidadão possa ser um defensor do meio ambiente”, afirmou. O reitor Alfredo Gomes comemorou que o acervo estará à disposição das gerações atuais e futuras. “A formação requer acervos atualizados e nós da UFPE estamos comprometidos com a sustentabilidade em curto prazo”, disse.

Para o vice-reitor Moacyr Araújo, essa é uma oportunidade de conhecer o maior acervo histórico dos biomas do estado de Pernambuco. “Tudo passa por conhecer essa história, continuar a preservar esse passado e garantir o futuro para as próximas gerações”, ressaltou. O professor Gilberto Gonçalves Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), ressaltou a importância da ação para a comunidade acadêmica e informou que uma parte do acervo já será transferida em breve.

O acordo de cooperação busca disseminar a importância da educação e informação ambiental, a fim de subsidiar atividades de pesquisa e desenvolvimento no Estado de Pernambuco, bem como capacitar a comunidade acadêmica e o público em geral (sociedade, entidades não governamentais, empresas privadas ou o poder público) à conscientização e implementação do desenvolvimento sustentável, à geração de novas, sustentáveis e competitivas tecnologias, além da busca da implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Data da última modificação: 09/08/2022, 17:30