Notícias Notícias

Voltar

UFPE é contemplada em edital Capes de combate a epidemias

Universidade teve dois projetos selecionados pelo edital

A UFPE teve dois projetos de pesquisa selecionados no Edital 09/2020 do Programa de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os projetos selecionados foram o de “Sistema de monitoramento de exercícios terapêuticos e parâmetros hemodinâmicos para indivíduos em alta hospitalar pós Covid-19”, do professor Marco Aurélio Benedetti, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), e o “Rede interdisciplinar para desenvolvimento de materiais autodescontaminantes com estruturas hierárquicas ativo-passivas voltados ao enfrentamento à pandemia Covid-19 e outros surtos e endemias”, do professor Petrus Santa Cruz, do Departamento de Química Fundamental.

Ao todo, foram selecionados 31 projetos que serão financiados com o valor global de mais de R$ 100 milhões. O resultado preliminar das propostas, que envolvem as áreas de Epidemiologia, Infectologia, Microbiologia, Imunologia, Bioengenharia e Bioinformática pode ser encontrado no site da Capes. 

O programa emergencial de combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, voltados ao enfrentamento da Covid-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias típicas do país.

Data da última modificação: 26/06/2020, 16:28