UFPE e Apac assinam Protocolo de Intenções para a formação de estudantes e servidores

Será possível desenvolver e permutar materiais de aprendizagem e ensino sobre governança de água e gestão de água, entre outros

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) assinaram Protocolo de Intenções com o objetivo de promover a capacitação contínua, efetiva e de alto nível de discentes, docentes e técnicos. O acordo foi firmado no último dia 29, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), e visa o desenvolvimento de atividades técnicas, científicas e acadêmicas, capacitação de discentes, corpo técnico e estudantes visando o fortalecimento de ambas as instituições.

“O acordo será muito útil para os discentes do ProfÁgua, que poderão acompanhar de perto, de dentro da Apac, a realização de algumas atividades sem a necessidade de maiores burocracias”, explica a professora do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE Sylvana Melo dos Santos, coordenadora do programa no Polo UFPE junto com a professora Leidjane Maria Maciel de Oliveira. Ela explica que a iniciativa também irá agilizar a troca de experiência técnica entre as duas instituições, sempre com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – por meio do Projeto Capes/ANA AUXPE nº 2717/2015 para a realização do Mestrado Profissional.

A parceria firmada entre UFPE e Apac contou com o apoio e a articulação da pró-reitora de Pós-Graduação (PROPG), Carol Leandro. Graças ao protocolo, será possível desenvolver e permutar materiais de aprendizagem e ensino sobre governança de água e gestão de água e da bacia hidrográfica, entre outros. Será possível ainda promover a criação de projetos, a realização de workshops e conferências e o fortalecimento das parcerias com as demais universidades brasileiras que integram a Rede ProfÁgua.

“A Apac será beneficiada com o conhecimento científico de ponta inerente à academia e a UFPE, com a apropriação e vivência da prática dos alunos do ProfÁgua nas atividades realizadas pela Apac”, explica a professora Sylvana a respeito dos ganhos com a parceria. “É importante destacar que se trata de um Mestrado Profissional, no qual a vivência prática é tão importante quanto o conhecimento teórico adquirido pelos discentes”, completa. “Para o órgão gestor de recursos hídricos do Estado de Pernambuco, a Apac, que esse ano está completando 10 anos da sua criação através de uma lei estadual, essa parceria é de extrema importância, sendo uma via de duas mãos em que ganha a Universidade e ganha o Governo do Estado de Pernambuco”, explica a professora Suzana Montenegro, diretora presidente da Apac.

A Rede ProfÁgua, coordenada pelo professor Jefferson Nascimento de Oliveira, da Unesp, foi criada em 2016 com o objetivo de desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos que aprimorem as competências dos estudantes para os desafios na gestão das águas em todo o Brasil. Desde então, a iniciativa já contribuiu para a formação de mais de 245 mestres altamente capacitados em gestão e regulação de recursos hídricos. A rede possui 14 polos universitários, a exemplo da UFPE, e conta com parcerias internacionais com o Instituto de Educação da Água da Unesco-IHE Delft, localizado na Holanda, e o Instituto de Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos (ITT) da Universidade de Colônia, na Alemanha, que ampliam o horizonte profissional dos estudantes para o cenário internacional.

Data da última modificação: 04/01/2021, 21:10