Notícias Notícias

Voltar

UFPE dá novo passo no processo de revitalização do prédio da Sudene

Plano da UFPE para o Edifício Sudene foi apresentado ao secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, e à sua equipe técnica

Foto: Divulgação 

Entre os temas discutidos estão melhorias urbanas relacionadas à malha viária

A UFPE dá mais um passo no processo de revitalização do prédio da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), no Recife. Na última sexta-feira (22), o Plano de Ocupação e Intervenções Urbanas do Edifício Sudene foi apresentado ao secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, e à sua equipe técnica. Participaram do encontro, representando a Universidade, a superintendente de Infraestrutura, Silmara Melo, o assessor do reitor, Carlos Falcão, e o diretor de Gestão Ambiental, Manoel Castro.

O plano define as áreas, as tipologias e os parâmetros necessários para o uso eficiente e responsável do Edifício Sudene, nos próximos anos. “Entre as intervenções, destacamos a necessidade de integrar fisicamente o Complexo Arquitetônico da Sudene com o edifício sede da Reitoria. Essa aproximação se consolida através da construção de uma praça, com acesso restrito de pedestres”, destacou Falcão.

Na reunião, foi manifestado o interesse em transpor barreiras institucionais para propor e consolidar melhorias urbanas relacionadas à malha viária, à instalação de bicicletários e ao transporte público para atender ao planejamento físico-espacial da UFPE. “A Secretaria de Mobilidade se mostrou favorável à cessão de área pública para construção de uma praça que associe os prédios de forma única, um conjunto administrativo da UFPE. Paralelamente, serão levantadas as necessidades de transporte público para o Campus Joaquim Amazonas [Campus Recife]”, disse Falcão.

As reformas civis do Edifício Sudene, visando à materialização do Plano de Ocupação, devem ser iniciadas, no mês de março, com continuidade gradativa nos próximos três anos, de acordo com a amplitude financeira da instituição.

Data da última modificação: 27/02/2019, 15:20