UFPE aprova criação de Hospital Odontológico no Campus Recife

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, em reunião ocorrida no último dia 27, a criação do Hospital Odontológico da UFPE. O equipamento de saúde será um órgão suplementar, a exemplo do Hospital das Clínicas (HC), e atenderá usuários de todo o estado por meio da estrutura já existente nos departamentos ligados ao curso de Odontologia, no Campus Recife.

“As instalações das principais clínicas-escola passarão por readequação, com reforma da estrutura física e aquisição de novos consultórios odontológicos e equipamentos”, afirma a professora Daniela Feitosa, responsável pela equipe de transição do Hospital Odontológico e vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade. O investimento nas obras de adequação dos espaços será de, aproximadamente, R$ 3,5 milhões.

A criação do Hospital Odontológico tem o objetivo de gerenciar as clínicas-escola, serviços odontológicos da UFPE e suas unidades de apoio; bem como disponibilizar suas instalações para o desenvolvimento de aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia, dos projetos de pesquisa e de extensão e dos serviços prestados à comunidade externa em parceria com as redes de atenção à saúde bucal municipais e estadual. “Além disso, com a criação do hospital, um plano de ação para readequações de todos os serviços e sua posterior manutenção poderá ser idealizado, com ações previstas para médio e longo prazo”, adianta Daniela.

O Hospital Odontológico terá uma equipe formada por cerca de 40 cirurgiões-dentistas – dos quais 30 são docentes da Universidade – e 18 técnicos, e contará com ações de educação em saúde, exames diagnósticos clínicos, de imagem e histopatológicos. A população terá acesso ainda a tratamentos restauradores, periodontais, endodônticos e cirúrgicos em todos os ciclos de vida, da infância à fase adulta e velhice. Em breve, será iniciada a oferta de tratamento protético.

O acolhimento e o encaminhamento dos usuários do Hospital Odontológico da UFPE serão feitos via Núcleo de Acolhimento e Pronto-Atendimento (Napa), que atende pelo telefone (81) 2126.8830. O contato com o Napa também pode ser feito pelo e-mail napa.ufpe.br@gmail.com.

TRANSIÇÃO - Durante o período de implantação do Hospital Odontológico da UFPE, o equipamento de saúde terá sua gestão a cargo da Comissão de Transição, composta por membros do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) e de Gestão Administrativa (Progest) da UFPE.

A Comissão de Transição terá como atribuições apresentar a proposta do Regimento Interno do hospital, a ser submetido para aprovação pelo Conselho de Administração (Consad) da UFPE; planejar o modelo de gestão do hospital; implementar as ações necessárias para o funcionamento integrado das unidades que compõem o equipamento de saúde; gerir os espaços físicos, pessoal técnico-administrativo e terceirizado, contratos administrativos e demais instrumentos vinculados ao hospital; e facilitar a integração com a rede de serviços universitários de saúde.

“No período de transição, será realizado o planejamento de compras e de gerenciamento de insumos e um plano de ação para os primeiros anos do Hospital Odontológico. Ademais, será realizado o acompanhamento da fase final do projeto arquitetônico para requalificação das clínicas para início da obra”, explica Daniela Feitosa, gestora do hospital.

“A criação do Hospital Odontológico aponta para um período de crescimento do ensino e do serviço assistencial em Odontologia na UFPE considerando os aspectos da proposta: de requalificação dos espaços físicos e incorporação tecnológica, modelo administrativo visando maior eficiência administrativa e incentivo à permanência estudantil”, finaliza a docente.

Nesse momento inicial, os estudantes de Odontologia que atuarão no hospital terão apoio de Edital de Auxílio Financeiro da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), que prevê a possibilidade de financiamento dos instrumentos individuais dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Data da última modificação: 05/12/2023, 13:20