UFPE apresenta à SPU em Brasília projeto de revitalização e uso eficiente do prédio da Sudene

No encontro, em Brasília, o reitor e equipe detalharam o projeto

A convite da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, a UFPE apresentou, em Brasília, na terça-feira (24), as proposições e premissas técnicas modeladas para um uso eficiente e equilibrado das edificações da Sudene. Destaca-se também o conjunto de ações urbanísticas que visam integrar fisicamente o complexo com o Campus Joaquim Amazonas, através de uma passarela (alameda) sobre a BR-101 para aproximá-lo ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e de uma praça de convivência e alimentação para unificá-lo à Reitoria da Universidade.

Participaram do encontro, pela UFPE, o reitor Anísio Brasileiro, os pró-reitores de Planejamento, Orçamento e Gestão, Thiago Galvão, e de Gestão Administrativa, Niedja Paula Albuquerque, e o assessor do reitor, arquiteto Carlos Falcão, e três representantes da SPU: o secretário adjunto, coronel Mauro Filho, o diretor substituto da Decip, José Villaça, e o coordenador-geral, Rafael Brussiere.

Na reunião, após a exposição de motivos e metas da UFPE, atreladas ao plano de recuperação, uso e manutenção da edificação, os gestores da SPU se mostraram favoráveis à continuidade da cessão e implantação do Plano de Ocupação proposto pela UFPE, considerando vantajosa a proposta de doação definitiva do edifício ao patrimônio físico da Universidade.

O projeto de recuperação plena do edifício visa suprir, de forma segura e confortável, demandas por espaços reprimidas dos últimos anos e, sobretudo, buscar um modelo de negócio sustentável para edificação. Serão preservados e potencializados todos os recursos arquitetônicos (peitoril ventilado, cobogós, iluminação natural e brises). O projeto de revitalização será ainda submetido à análise e à aprovação de órgãos emissores dos selos de certificação de construção sustentável, tais como Procel Edifica e o Leed.

CESSÃO PROVISÓRIA – Passados 20 meses da emissão, em dezembro de 2017, da cessão provisória de uso gratuito do Complexo Arquitetônico da Sudene, composto pelo edifício sede e seus anexos (biblioteca, auditório, restaurante e centro médico), a UFPE buscou um melhor entendimento e a evolução do processo de doação do empreendimento, sem ônus, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Em julho deste ano, foi estabelecido um acordo de cooperação técnica entre a UFPE e a SPU para que os profissionais de Engenharia e Arquitetura dessas instituições pudessem imprimir maior celeridade ao processo de doação do prédio da Sudene à UFPE, através de levantamentos arquitetônicos, estudos de viabilidade e valoração do empreendimento nos moldes da NBR 14653.

Data da última modificação: 27/09/2019, 14:41