UFPE abre Programa de Incubação 2023 em cerimônia amanhã (28)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre o Programa de Incubação 2023 do Polo Tec, amanhã (28), às 9h, no Auditório Professor Ricardo Ferreira, que fica no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife. Durante o evento de abertura, serão assinados acordos de parceria entre a UFPE, o Porto Digital e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de startups e o empreendedorismo no ecossistema de inovação da Universidade via Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE.

A cerimônia terá a presença do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação Pedro Carelli, do diretor de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Roberto Guerra, entre outros gestores. A programação inclui a abertura das atividades do 3º ciclo do Programa de Formação de Startups, em que foram aprovadas, ainda em 2022, seis propostas na modalidade startup incubada e 14 na modalidade projeto pré-incubado. Também haverá apresentação sobre o Polo Tec e a graduação das startups ConnectON, XP Energy e Reminera, selecionadas em 2020, por meio de edital específico, e que compõem a primeira turma do programa.

Criada em 2020, a Incubadora do Polo Tec é definida como o mecanismo de geração de empreendimentos de primeira dimensão no Ambiente Promotor da Inovação da UFPE. Ela é responsável pela promoção e pelo desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, criativa e social, caracterizadas por diferenciais tecnológicos e pelo desenvolvimento de soluções para problemas ou desafios sociais e ambientais.

O Polo Tec está vinculado à Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da Propesqi/UFPE, cuja finalidade é planejar, articular e fomentar a transferência de tecnologia e a promoção da inovação e do empreendedorismo junto à comunidade acadêmica.

Segundo o professor Roberto Guerra, o processo de incubação oferece diversos benefícios à UFPE, como apoio ao empreendedorismo; criação de startups e de postos de trabalho; estreitamento dos laços com a comunidade empresarial; acesso a novas ideias, inovações e à transferência de tecnologia; além de prestígio e visibilidade.

As startups são compostas por estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, bem como de pós-doutorado e egressos da instituição (graduação e pós-graduação stricto sensu) com até cinco anos de formados que busquem potencializar ideias em negócios inovadores e criativos. Também podem participar empresas de médio e grande portes que objetivem trabalhar em parceria com as empresas do ecossistema e em parceria com os laboratórios e grupos de pesquisa da UFPE.

A incubação permite o uso compartilhado de laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações na Universidade em ações voltadas à inovação tecnológica; capacitações e mentorias para aprimoramento do modelo de negócios; orientação na elaboração do planejamento estratégico, planejamento e gerenciamento financeiro; e participação em eventos de conexão com potenciais clientes, investidores e agentes do ecossistema de inovação de Pernambuco.

Instagram do Polo Tec da UFPE
@polotec.ufpe