UFPE abre inscrições para seleção de bolsistas em projeto que visa prevenir desastres ambientais

Podem participar do projeto estudantes de graduação e formados em Engenharia, Jornalismo, Marketing, Comunicação Social, Cinema e Audiovisual

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre inscrições, até o dia 2 de abril, para o processo seletivo de bolsas voltadas para estudantes de graduação e profissionais formados em diversas áreas do conhecimento. A iniciativa faz parte do projeto “Mitigação de Desastres Ambientais em Morros” e é apoiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que tem como objetivo apoiar projetos que previnam, preparem e mitiguem desastres decorrentes de precipitações intensas.

Estudantes de graduação e formados em Engenharia, Jornalismo, Marketing, Comunicação Social, Cinema e Audiovisual poderão concorrer a duas bolsas cada, nos termos estabelecidos no Edital Facepe nº 21/2022. O projeto visa reduzir a infiltração em morros do Recife e usar água da chuva para abastecer a população. Uma base cartográfica com drone e um sistema de alerta de deslizamento de terra também fazem parte das atividades do projeto.

Para os candidatos de graduação, os requisitos incluem estar regularmente matriculados em qualquer instituição de Ensino Superior, pública ou privada, e cursando Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos ou Química Industrial para a primeira vaga. Para a segunda vaga de graduação, os candidatos devem estar cursando Jornalismo, Marketing, Comunicação Social ou Cinema e Audiovisual.

Profissionais interessados na primeira vaga de bolsa devem ter diploma em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais ou Engenharia Mecânica, enquanto para a segunda vaga, os requisitos são possuir diploma em Engenharia da Computação, Engenharia de Complexidade, Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Energia ou Engenharia Elétrica. Candidatos que não atendam aos requisitos imediatos podem ser incluídos em um cadastro de reserva para convocações posteriores.

As bolsas disponíveis para os candidatos são quatro bolsas Facepe: duas bolsas BF10, com valor fixado atualmente em R$ 500,00 cada (para estudantes de graduação que não estejam nos últimos três semestres do curso) e duas bolsas BF07, no valor de R$ 1.500,00 cada (para mestrandos ou graduados que tenham concluído seu curso há, pelo menos, um ano e comprovada experiência em projetos). Os candidatos de graduação devem dedicar 20 horas por semana, seja pela manhã ou à tarde, às atividades do programa. Os candidatos graduados deverão se dedicar por 40 horas semanais em horário comercial, de segunda a sexta, às atividades do programa durante a vigência da bolsa.

O projeto é multidisciplinar envolvendo uma equipe de, aproximadamente 50 profissionais, incluindo bolsistas de diversas áreas do conhecimento já contratados. O edital aberto objetiva o preenchimento apenas das vagas remanescentes.

Os candidatos interessados podem encontrar mais informações sobre o processo de inscrição e requisitos no edital do projeto ou entrando em contato com a coordenadora do projeto, a professora Sávia Gavazza pelo e-mail savia@ufpe.br.

Professora Sávia Gavazza (coordenadora do projeto)

savia@ufpe.br

Data da última modificação: 27/03/2023, 13:49