Trabalhos de estudantes e docentes da UFPE são premiados em Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial

Evento foi realizado de 15 a 17 de junho, no Rio Grande do Norte

Oito trabalhos de estudantes e docentes da graduação em Fonoaudiologia e das pós-graduações em Odontologia e em Saúde da Comunicação Humana da UFPE foram premiados no 15º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial, ocorrido este mês. Os trabalhos contemplados foram produzidos por membros do Labimo - Laboratórios Integrados de Motricidade Orofacial, do Departamento de Fonoaudiologia; e do projeto de extensão Atendimento Interdisciplinar no Teste da Linguinha, coordenados pelos professores Hilton Justino e Daniele Cunha.

Participantes comemoram apresentações dos trabalhos

O 15º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial (EBMO) foi realizado de 15 a 17 de junho, no Rio Grande do Norte. Com o tema “Avaliação e terapia das funções orofaciais: áreas de domínio da motricidade orofacial”, o evento científico teve uma programação formada por palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. O encontro é uma realização da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (Abramo).

“Nosso desempenho este ano foi excelente, pois a quantidade de premiações que recebemos superou as expectativas”, avalia o professor Hilton Justino, do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE. Para ele, a participação dos estudantes e professores no evento é importante tanto por promover a atualização científica como pela conquista de uma posição de destaque no cenário nacional. Também foi premiado o artigo “Os efeitos da frenotomia lingual sobre amamentação: uma revisão integrativa”, publicado na Revista Cefac. O material foi o terceiro artigo mais acessado da revista na área de Motricidade Orofacial em 2022.

O Labimo é formado pelos Laboratórios Integrados de Motricidade Orofacial, onde são realizados estudos relacionados às funções de cabeça e pescoço, denominadas de funções orofaciais. Já o projeto de extensão Atendimento Interdisciplinar no Teste da Linguinha é uma ação conjunta formada por professores e estudantes dos cursos de Fonoaudiologia e Odontologia. A iniciativa atende bebês de até dois anos de idade que apresentam língua presa (anquiloglossia) de forma gratuita.

Foram contemplados os seguintes trabalhos:

Prêmio Abramo – Mostra de experiências de ações ou serviços em motricidade orofacial
1. Itinerário terapêutico dos casos de anquiloglossia nas crianças com alteração de fala
Discentes: Pablo Vinícius do Nascimento Pinto, Danielle Pereira de Lima, Carlos Eduardo Azevedo Bezerra dos Santos e Paula Fernanda Rocha de Assis Santana
Docente: Hilton Justino da Silva
Discente da graduação: Águida Alves Pereira

2. Extensão universitária, teste da linguinha, frenotomia, frenectomia: relato de experiência
Discentes: Danielle Lima, Paula Santana e Pablo Pinto
Egressa: Aline Natallia Simões de Almeida
Docentes: Mariana de Carvalho Leal Gouveia e Hilton Justino
Discente da graduação: Águida Pereira

Prêmio Irene Marchesan – Destaque científico em motricidade orofacial