Terapia Ocupacional recebe conceito máximo do MEC na Renovação de Reconhecimento de Curso

A graduação supera seu CC anterior (4) e alcança a nota máxima 5

A graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o Conceito de Curso (CC) 5, gerado a partir de Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso. Com isso, a graduação supera seu CC anterior (4) e alcança a nota máxima concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O conceito atual foi divulgado, no dia 23 de junho, após Avaliação Externa in loco, no formato virtual, realizada pelo Inep/MEC.

A coordenadora do curso, Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão, e a vice-coordenadora Aneide Rocha de Marcos Rabelo comemoraram a conquista e atribuíram o êxito ao trabalho coletivo realizado por docentes, técnicos administrativos, estudantes, pessoal de apoio e gestores. A professora Luziana também mencionou os pontos fortes da graduação: “A evolução do curso de Terapia Ocupacional da UFPE é constatada no investimento, ao longo dos últimos dez anos, no programa de capacitação dos docentes, quando atingimos quase a totalidade de doutores; no incremento de publicações com a mudança da metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a modalidade de artigos; assim como publicações próprias dos docentes resultantes de pesquisas, eventos e outros.”

A coordenadora também ressaltou a importância das parcerias realizadas com outros cursos da UFPE e com outras instituições de ensino superior (IES). Outro destaque é a interação da graduação com políticas públicas por meio do uso de programas e rede assistencial para aulas práticas, estágios e projetos de extensão.

“A nota máxima é sempre um resultado coletivo, ela mostra o esforço de nossos e nossas docentes, estudantes e técnicos. O curso de Terapia Ocupacional se soma ao padrão de excelência, com inclusão e compromisso, que buscamos em toda nossa UFPE”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

“É motivo de grande alegria para todo corpo discente, docente e técnico que o curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFPE tenha obtido o conceito 5 no Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso pelo Inep. Este resultado representa o empenho da gestão do curso e da UFPE na melhoria das ações desenvolvidas, na formação docente, no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes e na qualidade das atividades desenvolvidas através das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, apontou a pró-reitora de Graduação Magna Silva.

O processo avaliativo do Inep/MEC é composto por diversas etapas, levando em conta três indicadores de avaliação: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. A análise considera, inicialmente, as informações e documentações fornecidas pela IES via Formulário Eletrônico (FE) no portal e-MEC.

Na sequência, acontece a Avaliação Externa in loco (que é virtual no caso de Terapia Ocupacional), realizada ao longo de três dias por uma comissão composta por dois avaliadores do MEC. Nessa fase (solicitada quando a nota do Enade é insatisfatória ou por não participação nesse exame por falta de enquadramento automático com base no rótulo Cine Brasil dos cursos, sendo o último o caso de Terapia Ocupacional), são promovidas reuniões em plataformas digitais com gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes, além de visitas virtuais (ao vivo) aos espaços universitários, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, entre outros.

“Temos que apresentar todos os ambientes da Universidade [utilizados pelo curso], inclusive os que vão além do curso em si, como alguns laboratórios profissionalizantes e biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Hospital das Clínicas da UFPE, Biblioteca Central, Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE) e Restaurante Universitário”, detalhou o procurador educacional institucional (PI) da UFPE, Rodrigo de Oliveira Simões, que também é diretor estratégico de Planejamento, Avaliação e Gestão (Deplag). No caso da graduação em Terapia Ocupacional da UFPE, esta etapa aconteceu de 19 a 21 de junho.

Ao final do processo avaliativo, são gerados o Relatório de Avaliação e, consequentemente, o CC, o qual vai de 1 a 5. O professor Rodrigo Simões também explicou que a avaliação para Renovação de Reconhecimento de Curso é feita a cada ciclo avaliativo de três anos, a partir de solicitação via portal e-MEC e disponibilidade da equipe do Inep/MEC. Devido à pandemia da covid-19, houve atrasos nesse prazo, como aconteceu com a graduação em Terapia Ocupacional da UFPE, cuja renovação anterior era de 2014.

CURSO – A graduação em Terapia Ocupacional da UFPE foi iniciada, em 1962, junto com o curso de Fisioterapia e ligada ao Departamento de Ortopedia. Mais tarde, ganhou o seu próprio departamento, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife. Com duração de quatro anos, essa graduação possui atualmente 21 docentes e 174 alunos matriculados. A chefe do departamento é a professora Flávia Pereira da Silva.

O terapeuta ocupacional atua junto a indivíduos, grupos e populações, tendo como objeto de estudo as ocupações humanas desenvolvidas no cotidiano. A intervenção terapêutica ocupacional busca desenvolver atividades condizentes com a necessidade apresentada, prescritas de forma significativa para a história de vida das pessoas, com sentido em seu cotidiano, buscando a interação e a participação social.

O profissional atua na saúde, assistência social, educação, cultura, previdência social, sistema prisional, nos três níveis de ação, da atenção ou proteção básica até a média e alta complexidades. Também está apto a desenvolver atividades de gestão.

Data da última modificação: 10/07/2023, 14:56