Startup da UFPE conquista 4º lugar no Programa InovAtiva de Impacto Socioambiental

A e.Aí Tecnologias Inteligentes é uma startup incubada no Polo Tecnológico e Criativo (PoloTec) da UFPE, iniciativa para estimular o empreendedorismo

A startup e.Aí Tecnologias Inteligentes, incubada no Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (PoloTec), conquistou o 4º lugar dentre 40 projetos de negócio inovador ou startups que participaram do Ciclo 2022.1 de Aceleração do Programa InovAtiva de Impacto Socioambiental.

O Programa InovAtiva é um programa de aceleração gratuito do governo federal com parceiros, para empresas inovadoras, de base tecnológica, que têm como missão gerar impacto social ou ambiental positivo. No Ciclo 2022.1, as startups foram selecionadas para participar de mentorias de negócio com foco em negócios de impacto socioambiental, treinamentos de pitch e capacitação empreendedora, além de atuar no evento regional InovAtiva Day, que objetiva integrar e capacitar os participantes do ciclo, promovendo trocas de conhecimento e conexões entre atores dos ecossistemas locais de empreendedorismo inovador de todo o Brasil.

A e.Aí Tecnologias Inteligentes desenvolveu o robô Aurora, que foi criado para combater a covid-19 e outros microrganismos, por meio de uma parceria entre instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) envolvendo cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE).

A partir da desinfecção robótica inteligente, a e.Aí emprega Radiação Ultravioleta (UVC), aliando um conjunto de sensores com métodos avançados de Inteligência Artificial (IA) para desinfectar com excelência as superfícies e o ar dos ambientes, com eficácia de 99,99% no combate aos microrganismos presentes, como o vírus da covid-19, além de H3N2, bactérias e fungos.

Professor Gilson Teixeira

gilson.teixeira@ufpe.br