Shanghai Ranking 2022 destaca UFPE entre as posições 14-17 no Brasil e 801-900 no mundo

Entre as universidades do Nordeste, a UFPE está empatada com a UFC e à frente da UFBA e UFRN

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mantém a sua posição entre as 1 mil melhores universidades do mundo segundo o Shanghai Ranking 2022. Entre as brasileiras, a UFPE continua entre as posições 14-17, empatada com as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Pelotas (UFPel) e de Santa Maria (UFSM). O ranking é feito por uma organização totalmente independente em inteligência de Ensino Superior e não está legalmente subordinada a nenhuma universidade ou agência governamental.

Das 21 universidades brasileiras que constam no ranking, o primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP) e o segundo, com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além da UFPE e da UFC, as outras universidades do Nordeste que aparecem na listagem são as Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Bahia (UFBA), ambas ocupando as posições 18–21, empatadas com as Universidades Federais de Goiás (UFG) e de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Shanghai Ranking usa seis indicadores objetivos para classificar as universidades, incluindo o número de ex-alunos e funcionários vencedores do Prêmio Nobel e Medalhas Fields; número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Clarivate; número de artigos publicados em revistas da Nature e Science; número de artigos indexados em Science Citation Index Expanded e Social Sciences Citation Index na Web of Science; e desempenho per capita da universidade. Mais de 2,5 mil instituições são avaliadas.

Data da última modificação: 17/08/2022, 16:37