Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife visita Polo TeC da UFPE

Encontro aconteceu na sexta-feira (13) pela manhã no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg)

O Polo Tecnológico e Criativo (Polo TeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu na sexta-feira (13) a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Inovação (Sdecti) da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux, para conhecer duas startups incubadas e dois laboratórios. O encontro aconteceu no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) e contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Carelli, e do diretor de Inovação e Empreendedorismo da Propesqi, Roberto Guerra.

A Pluvi foi uma das startups incubadas no Polo TeC visitadas

A programação teve início com a apresentação do Polo TeC https://sites.ufpe.br/polotecnologico/, ambiente industrial, tecnológico e criativo da Universidade, caracterizado pela presença dominante de startups de base tecnológica que possuam vínculo operacionais com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre o ecossistema de inovação universitário para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias, em consonância com a Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973/04).

Em seguida, houve a apresentação de duas startups. A Arqueatec mostrou três soluções químicas biodegradáveis: o nanobiogel de ação preventiva, controle e combate a incêndios; a biomanta de ação mitigatória em acidentes e desequilíbrios ambientais, agindo na retenção de poluentes derivados do petróleo; e a pastilha sanitária para desinfecção de caixas d’águas e larvicida. Em fase final de testes, a pastilha sanitária tem longa durabilidade, de, no mínimo, seis meses, podendo chegar a um ano, e serve para substituir o cloro com baixo custo.

A startup Pluvi mostrou suas soluções para captação de água de chuvas, separação para uso da parte limpa das águas, monitoramento em tempo real da qualidade e filtragem da água no momento de uso. A visita incluiu ainda os Laboratórios de Computação Embarcada e Tecnologias Industriais (Laceti) e de Biologia Molecular e Tecnologia Ambiental (Labiota), que trabalham em parceria com a startup Pluvi. A equipe também conheceu o RobôCin, o time de competição de futebol em robótica da UFPE, atualmente campeão da América Latina em todas as categorias em que competiu e 3° lugar no ranking mundial.

INCUBAÇÃO – Para o processo de incubação, a empresa precisa ter um estudante ou um egresso de até cinco anos na equipe, além de um professor mentor, grupo de pesquisa ou laboratório dando mentoria à startup. O objetivo é continuar desenvolvendo tecnologia dentro da Universidade. De acordo com Fabiana Delmondes, da Coordenação de Parcerias da Propesqi, a equipe da Sdecti demonstrou interesse pelas soluções apresentadas. “As portas estão abertas. Eles querem conhecer todo o potencial de inovação da cidade para trabalhar em conjunto”, explicou.
Data da última modificação: 16/05/2022, 17:12