Residência em Robótica e IA apresenta projetos no Hospital das Clínicas

O programa de Residência em Robótica e Inteligência Artificial é fruto de uma parceria entre o Centro de Informática (CIn) e a Softex

Alunos do programa de Residência em Robótica e Inteligência Artificial, da parceria entre o Centro de Informática (CIn) da UFPE e a Softex, apresentaram, no dia 6 deste mês, dois projetos desenvolvidos pela turma durante o programa para servidores do Hospital das Clínicas. As soluções demonstradas foram o braço robótico para automação de montagem de kits de medicamentos e um sistema de inspeção de instrumentos cirúrgicos. A apresentação foi realizada à chefe de TI e Saúde Digital, Shirley Cruz, e às equipes da Farmácia de Dispensação e da Central de Material e Esterilização (CME), do HC.

O objetivo dos projetos é impactar o setor de saúde, com o desenvolvimento de sistemas e soluções inovadoras utilizando tecnologias de IA e robótica. O processo de concepção e aprimoramento das soluções já tem mais de um ano e continua sendo realizado pelos estudantes da residência, em conjunto com a equipe técnica e de pesquisa do projeto. Diversas apresentações de acompanhamento foram realizadas para as equipes do Hospital. De acordo com o líder técnico da residência, Marcondes Ricarte, “o HC é o nosso cliente principal, promovendo os desafios e problemas a serem resolvidos. Além disso, serve como um laboratório de entendimento, desenvolvimento e validação das implementações.”

O projeto do braço robótico, voltado para a equipe de Farmácia, visa a montagem de kits de medicamentos, sendo capaz de montar cerca de 450 kits de medicamentos por dia. Essa solução automatizará uma parte do trabalho repetitivo dos farmacêuticos e contribuir na redução de falhas na montagem dos kits. Por sua vez, o sistema de inspeção de instrumentais cirúrgicos na Central de Material Esterilizado (CME) busca auxiliar no processo de limpeza, montagem e organização dos instrumentos cirúrgicos. O projeto contribui na inspeção da montagem dos kits para evitar equívocos na montagem, visto que as diferenças entre as ferramentas são muito tênues. Kits de instrumentos montados de forma equivocada podem impactar no cancelamento de procedimentos cirúrgicos.

“Também é um momento de celebrar o esforço que os residentes e equipe técnica aplicaram no decorrer do ano. O time conta com integrantes oriundos de outras áreas do conhecimento e de outros estados do Brasil, característica fundamental para o desenvolvimento criativo de soluções para os problemas intrinsecamente multidisciplinares”, reforça o gerente do projeto Érico Medeiros. Ele complementa:“As disciplinas do curso, lecionadas aos residentes por excelentes professores do CIn e CTG, foram de impacto ímpar para os resultados obtidos”.

Os professores Alexandre Mota e Augusto Sampaio destacam a última conquista da Residência: “O HC e a Residência conseguiram a aprovação de um financiamento para possibilitar a implantação dos projetos no HC. Esse fomento por parte da Sudene leva o projeto para um novo patamar, no qual ela sai da concepção e desenvolvimento dentro do CIn para ser implantada no cliente, impactando diretamente a sociedade e profissionais de saúde, através de uma melhor qualidade do trabalho e melhores serviços”.

Shirley Cruz comenta sobre a importância da parceria entre o CIn e HC. “A interação do HC com o CIn, neste e em outros projetos, representa a união de competências para o desenvolvimento de soluções de altas tecnologias para a saúde e em especial para o SUS”, afirma.

Para o Centro de Informática (CIn) da UFPE, esses projetos trazem visibilidade e demonstram a relevância das pesquisas desenvolvidas no centro, impactando a sociedade por meio de soluções inovadores. Além disso, o CIn também é voltado para a formação de profissionais qualificados, com a excelência do seu ensino. Nesse sentido, a Residência em Robótica e IA tem como um dos objetivos a formação de mão de obra qualificada de altíssimo nível nas áreas de IA e robótica.

Data da última modificação: 21/12/2023, 10:59