Representantes do I-Litpeg fazem visita à Universidade Petrobras e a centro de pesquisa no Rio de Janeiro

Entre os objetivos da viagem estava discutir possíveis parcerias para oferecimento de cursos a profissionais da área de petróleo e alunos da UFPE

Representantes do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi ao Rio de Janeiro (RJ) para visitar a sede da Universidade Petrobras e o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). O objetivo foi conhecer as inovações e iniciativas tecnológicas do centro, seus líderes, estabelecer parcerias e prospectar novos projetos. A recepção da comitiva do instituto se deu como ação de reciprocidade à visita realizada pela comitiva do Cenpes ao I-Litpeg em agosto de 2023.

Na Universidade Petrobras, comitiva discutiu propostas de parcerias

A diretoria do I-Litpeg foi recebida, no dia 20 de fevereiro, na Universidade Petrobras pelo gerente-geral Antonio Felipe Flutt, o consultor sênior Cyro Rodrigues Barretto e Guilherme Sargenti, gerente dos Centros e Tecnologias de Engenharia de Equipamentos e Processamento. Na ocasião, foram discutidas possíveis parcerias com o I-Litpeg para oferecimento de cursos para profissionais da cadeia produtiva do petróleo e alunos da UFPE. A comitiva também foi recebida, do dia 21, na sede do Cenpes/Petrobras pela gerente executiva do centro, Maysa Pimenta Goulart. No dia, foram realizadas apresentações das diversas iniciativas tecnológicas do Cenpes e ainda realizada visita ao Laboratório de Emissões.

“Tivemos uma visita aqui do Cenpes em agosto e pedimos para conhecer as iniciativas tecnológicas de seus líderes lá no Cenpes. Essa visita foi importante para voltarmos a ter contato com os novos líderes de algumas inovações tecnológicas que se desdobram em soluções tecnológicas e, a partir daí, tentar estabelecer parcerias e prospectar novos projetos, já que somos um instituto voltado para a cadeia produtiva do petróleo, gás e biocombustíveis. Também fomos conhecer o que o Cenpes vem fazendo em relação à transição energética”, explica a diretora do I-Litpeg, Yêda Medeiros Bastos de Almeida.

Comitiva da UFPE conheceu iniciativas tecnológicas do Cenpes

A comitiva I-Litpeg era formada por Yêda Almeida; Sávia Gavazza, vice-diretora do i-Litpeg; Leonardo José do Nascimento Guimarães, coordenador da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) que fica dentro do i-Litpeg; Diogo Ardaillon Simões, pesquisador do Laboratório de Combustíveis, e José Antônio Bertotti Júnior, pesquisador de inovação.

Data da última modificação: 05/03/2024, 14:30