Reitor e vice-reitor da UFPE recebem visita do cônsul-geral adjunto e do vice-cônsul da China no Recife para ampliar parcerias

Antes do encontro, o cônsul-geral adjunto deu as boas-vindas a oito alunas chinesas intercambistas

O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo receberam, na quarta-feira (3), à tarde, o cônsul-geral adjunto da República Popular da China em Recife, Wang Ke, e o vice-cônsul, He Yongwei, no Gabinete da Reitoria da UFPE para estreitar relações com a China. Também participou da reunião o professor Bertrand Cozic, coordenador da Coordenadoria de Estudos da Ásia (Ceásia) do Centro de Estudos Avançados (CEA) da Universidade, e o diretor de Relações Internacionais da UFPE, professor Madson Góis.

Foto: Danilo Souza

Novos acordos devem ampliar o intercâmbio entre docentes e estudantes

O cônsul-geral adjunto também aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas às oito alunas chinesas intercambistas recém-chegadas à UFPE para um período de experiência acadêmica em terras pernambucanas. As alunas vieram da Sichuan University of Science and Engineering (Suse), que oferece cursos de Engenharia, Ciências, Administração, Economia, Direito, Literatura, Artes, Educação E História. Elas vão participar de disciplinas do curso de Letras/Inglês, e durante estas férias escolares estão tendo aulas de português e cultura brasileira, em parceria com o professor Moacyr da Hora, do Colégio de Aplicação (CAp).

Intercambistas participaram de reunião no Auditório João Alfredo

Durante a reunião, o reitor Alfredo Gomes e o cônsul-geral adjunto da China, Wang Ke, abordaram novas formas de ampliar as relações de cooperação já existentes com universidades chinesas. Atualmente, já há quatro convênios vigentes.

Para Moacyr Araújo, o foco vai ser avançar para a cooperação efetiva dos convênios que já existem e dos próximos. “O ideal é que esses protocolos atuais e os novos protocolos de cooperação já sejam assinados visando a cooperação efetiva, como pesquisas, intercâmbios de pesquisadores, projetos em conjunto, etc.”, afirmou.

Segundo Alfredo Gomes, após a pandemia, os projetos de cooperação com a China estão sendo retomados, e faz parte desse plano a aproximação com os Brics (grupo de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “A aproximação com os Brics faz parte da estratégia de aproximação com a China. Estamos retomando os projetos de cooperação com a China para dar liga à parceria, principalmente no que envolve pesquisa em tecnologia e inovação”, explicou.

A parceria existente entre a China e a UFPE é muito estimada entre os chineses. “Já temos uma boa relação com a UFPE e a Coordenadoria de Estudos Asiáticos, há um grande intercâmbio de estudantes chineses vindo pra UFPE também. A gente valoriza bastante as relações que temos com a UFPE, pois consideramos uma instituição bastante madura no que concerne aos estudos asiáticos, por isso gostaríamos de estreitar ainda mais esses laços”, destacou o vice-cônsul chinês He Yongwei.

“Por causa da pandemia, paramos um pouco os projetos que tínhamos em andamento. Agora o ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil quer retomar essas relações, principalmente com a UFPE”, explica o cônsul-geral adjunto chinês, Wang Ke.

Data da última modificação: 05/05/2023, 16:45