Reitor e vice-reitor da UFPE debatem parcerias com a secretária estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo

Encontro foi realizado no dia 10, no Gabinete do Reitoria

O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo receberam, no dia 10 deste mês, a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires, para tratar de assuntos relacionados a parcerias que possam vir a ocorrer entre o governo do Estado e a Universidade, para promover cursos de formação profissional e ações extensionistas para a sociedade. O encontro, ocorrido no Gabinete do Reitor, contou com a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura, Conceição Reis; da pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; e do diretor de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Roberto Guerra.

Foto: Júnior Anjos

Na reunião, foram discutidas propostas para oferta de cursos e de atividades de extensão

Segundo o reitor, a UFPE tem todo o interesse em fazer uma parceria com o governo do estado para oferecer à população pernambucana ações extensionistas e cursos profissionalizantes. “Temos cursos em todas as áreas do conhecimento que podem participar. Uma área estratégica e geradora em potencial de renda é a da cultura e turismo; os pequenos produtores podem se beneficiar bastante do que podemos oferecer em ações de extensão com o Departamento de Turismo e Hotelaria, por exemplo. Temos uma cultura belíssima, que precisa ser mostrada”, afirmou ele.

O vice-reitor Moacyr Araújo, aproveitou para falar que a Universidade tem o objetivo de fazer ações estruturantes. “O curso de Direito, por exemplo, já faz muitas ações para a população e quer estruturá-las melhor. Temos um conjunto de startups na Universidade e podemos envolvê-las em ações direcionadas para a comunidade também”, explica. “Podemos verticalizar essas ações, para gerar valor agregado, pois aí o impacto é muito maior, além da pauta emergencial”, complementou o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Propesqi, Roberto Guerra.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires, fazer tudo isso envolve capacitações mais longas e Arranjos Produtivos Locais (APLs) do governo do estado. “A nossa região metropolitana é a mais pobre do país, o emergencial é a fome, mas não é só isso. Queremos abrir caminhos junto com a Universidade para chegar na ponta, nos cidadãos. Fiquei feliz com os projetos extensionistas para poder fazermos isso”, afirmou ela.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho, um bom começo seria a capacitação das pessoas para os negócios. “Temos uma população com baixa escolaridade, o que impacta na capacidade de organização de negócios. Então, precisamos proporcionar esse tipo de serviço pra as pessoas. Senão a economia solidária, por exemplo, vai ficar sempre como algo de subsistência. Precisamos de muita criatividade, qualificação gerencial, formalizar como empresas e associações”, explicou.

Para Amanda Aires, a importância dessa parceria com a UFPE é poder unir o Poder Público com a Academia. “Existem muitas soluções que a Universidade pode trazer para o pequeno empreendedor pensando numa solução em conjunto, unindo o mundo acadêmico com a execução pública. Os projetos de qualificação mais simples já estamos dando prosseguimento, para pedreiros, encanadores, auxiliares de obra civil, dentre outros. Mas os que são mais complexos, gostaríamos da ajuda da UFPE para tocarmos juntos, como, por exemplo, no que concerne a atendimentos mais amplos na questão da vulnerabilidade das mulheres, inovações dos APLs, ou atendimentos extensionistas que possam ser feitos para a população, como alunos de Odontologia promoverem uma ação de higiene bucal para as pessoas, por exemplo”, concluiu.

Data da última modificação: 15/05/2023, 16:21