Reitor Alfredo Gomes toma posse como vice-presidente pelo Brasil na Organização Universitária Interamericana

A cerimônia de posse ocorreu ontem (3) à tarde, por meio de videoconferência

O reitor Alfredo Gomes é o novo vice-presidente pelo Brasil da Organização Universitária Interamericana (OUI). O pernambucano discursou na tarde de ontem (3) durante a reunião com o atual presidente da organização, o reitor da Universidad de Los Lagos (no Chile), Oscar Garrido Álvarez, e os demais vice-presidentes regionais. A cerimônia de posse ocorreu ontem (3) à tarde, por meio de videoconferência.

A OUI foi criada em 1980, no Canadá, e define-se como um fórum de ação e reflexão que reúne 350 membros, Instituições de Ensino Superior (IES), centros de pesquisa e associações universitárias nacionais, regionais ou internacionais. Ela tem como missão contribuir para a transformação das IES de modo que elas possam responder a seus contextos sociais e políticos, construindo e inovando espaços comuns de cooperação interamericana em articulação com seus membros e outros aliados estratégicos.

“Com muita alegria recebi a notícia sobre a aclamação da minha candidatura. A tarefa a mim confiada no próximo biênio carrega alguns desafios, como o de ampliar a presença das universidades federais brasileiras no rol de integrantes da OUI e a participação das mesmas nos editais desta organização”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, que destacou: “Gostaria de reafirmar o papel da ciência como agente transformador de nossas sociedades para que possamos promover mudanças fundamentais de maneira democrática, com diversidade e inclusão”.

Os 28 países que integram esse fórum são organizados em nove regiões, cada uma delas representada por um vice-reitor: América Central, Brasil, Canadá, Caribe, Colômbia, Cone Sul, Estados Unidos, México e Países Andinos.

Antes do reitor da UFPE, quem ocupava o cargo de vice-presidente da regional Brasil era a professora Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela deixou o posto para assumir a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC).

Com a chegada de Alfredo Gomes, o conselho administrativo da Organização Universitária Interamericana fica assim:

Presidente: Oscar Garrido, Universidad de Los Lagos (Chile);
Vice-presidenta: Maritza Rondón Rangel, Universidad Cooperativa de Colombia;
Presidente de saída: Allan Cahoon, Sofia University (Estados Unidos);
Presidente honorário: Juan Carlos Romero Hicks, México;
Secretário geral: David Julien, Canadá;
Tesoureira: Valérie Amiraux, Université de Montréal (Canadá);
Vice-presidente América Central: Emmanuel González Alvarado, UTN (Costa Rica);
Vice-presidente Brasil: Alfredo Gomes, UFPE;
Vice-presidente Canadá: Joy Johnson, Simon Fraser University;
Vice-presidente Caribe: Ana Cucurella, Caribbean University (Porto Rico);
Vice-presidente Colômbia: Maritza Rondón Rangel, UcooperativaC;
Vice-presidente Cone Sul: Guillermo Tamarit, Unnoba (Argentina);
Vice-presidente México: Luis Felipe Guerrero Agripino, UGuanajuato (México);
Vice-presidente Países Andinos: Osvaldo Carrales, Universidad de Valparaiso (Chile);
Vice-presidente Estados Unidos: Federico Zaragoza, College of Southern Nevada.

Data da última modificação: 04/05/2023, 15:20