Notícias Notícias

Voltar

Redec lança livro em parceria com o município de Feira Nova

Novo livro do Redec traz a história do programa, importância da residência para professores e experiências de licenciandos que atuaram em Feira Nova

Da assessoria da Redec

O dia 22 de setembro ficará marcado na história do Programa de Residência Docente nas Ciências (Redec). A cidade de Feira Nova, primeiro município em que o programa atuou, voltou ao passado para recordar as experiências de residentes, professores, gestores e coordenadores que trabalharam em conjunto pela melhoria da educação das escolas interioranas de Pernambuco. O compilado dessas vivências está registrado no livro “Residência Docente nas Ciências: Imersão nas Práticas Escolares na Cidade de Feira Nova”, já disponível no site do projeto. 

A publicação desse livro, porém, veio depois de muita espera. Pronto no início da pandemia, os colaboradores decidiram esperar o momento adequado para fazer o lançamento. “Há dois anos atrás, quando Marcos veio com a ideia de produzir um livro, nós escrevemos, mas não colocamos muita fé que ia ser lançado, pois o Redec ainda estava no início e não imaginávamos a proporção que o programa tomaria. Agora, depois de três anos, olhar o que eu escrevi, ainda no meu processo formativo e agora formada e atuando, é muito especial” afirmou Moneta Alves, diretora de ensino de uma escola e ex-residente do Redec.

O Programa Residência Docente nas Ciências (Redec) surgiu em 2017, a partir da inconformidade com o sistema de formação dos estudantes da graduação, que não preparava plenamente os licenciandos para o ambiente escolar. A iniciativa foi do professor Marcos Barros e Fredson Murilo, na época orientando e hoje coordenador do projeto, que veiculou o Redec ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o município de Feira Nova. 

Com o programa aprovado e o pensamento inovador, 18 residentes foram inseridos em quatro escolas durante 40 horas ininterruptas. Durante esse período, os estudantes atuaram na Secretaria de Educação do município, com o secretário e diretora de ensino; nas escolas, com professores e gestores; e dentro da sala de aula, ministrando a disciplina de ciências, com o apoio do professor Marcos Barros. Essa atuação possibilitou que os residentes pudessem conhecer de perto a realidade das escolas, aproveitando o conhecimento adquirido na universidade e colocando-o em prática. 

PREMIAÇÃO – A confirmação de que a parceria entre o Redec e a Prefeitura de Feira Nova estava no caminho certo chegou em 2018, quando foi premiado na categoria programa mais inovador em Políticas Públicas de Pernambuco, promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (Fundaj). Após a premiação, o Redec passou a realizar formações com especialistas de diversas áreas do conhecimento e contou com a colaboração do Programa Cuidar de Si, da professora Dalvaneide Araújo, que auxiliava os professores no seu desenvolvimento emocional. 

“Aprendemos muito desde o início do programa. É um projeto que não fica parado, está sempre aprimorando os seus projetos e modificando a sua estrutura para levar o que tem de melhor nos estudos acerca da educação. O Redec é um projeto inovador, então temos que levar para a cidade ações inovadoras, e temos conseguido um ótimo resultado”, ressaltou Fredson Murilo, coordenador do Redec.

O lançamento do livro do Redec contou com a participação de figuras importantes no ramo da educação e de figuras públicas. Entre os convidados estavam profissionais de escolas que receberam os residentes do Redec, como gestores, professores, diretores de ensino e o prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga (PSD). É mais uma conquista dessa grande parceria, que firmamos desde 2017 e que tem dado vários frutos para o nosso município. É um momento de reafirmação do nosso compromisso com a educação”, concluiu o governante. 

O secretário de Educação do Município de Feira Nova, Claudson Vieira, reforçou a importância do residente na cidade. “Os benefícios dessa relação é a capacidade de diálogo entre a escola e a universidade. Prepara o aluno, que está se formando, e também provoca no professor que já se formou questionamentos que sejam necessários e que atendam ao que se pede no momento”.

A ação também teve a participação de ex-residentes que atuaram no município e novos residentes. “É uma mistura de muitos sentimentos. Foi nessa cidade que começamos, foi aqui que muitos tiveram a sua primeira experiência pedagógica, então ver hoje o resultado, enfim virando livro, é muito gratificante. É um sentimento de recompensa para gente e para os que continuam no Redec só enaltece que, de fato, escolhemos a área que nos encanta e que nos dá pertencimento.

EVENTO – Na programação, houve a palestra da professora Catarina Carneiro, do Centro de Educação da UFPE, com o tema “Acolher para Aprender: reflexões sobre a educação em tempos de pandemia”, que abordou os protocolos que o corpo escolar deve seguir no retorno às aulas. Após esse momento, todos os convidados receberam o livro, e houve um espaço para autógrafos e coffee break.

Por fim, todos os convidados puderam conversar com os autores, incluindo Marcos Barros, coordenador do Redec, que já trouxe as perspectivas para o futuro do programa. “A partir dos estudos que esse livro apresenta, terminamos um ciclo e começamos outro em Feira Nova. O novo projeto se chama “Territórios Inteligentes” e terá parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal. Acompanhem os canais do Redec que vem novidade por aí”, frisou. 

Data da última modificação: 23/09/2021, 22:37