Rádio Paulo Freire e Politize! Recife firmam parceria em iniciativa de educação política

Da Rádio Paulo Freire

Com a intenção de colaborar com a formação política de seus ouvintes nesse ano de eleições municipais, a Rádio Paulo Freire da UFPE firmou parceria com o coletivo Politize! Recife para produção de spots que começaram a ser distribuídos pelo “Manda no Zap”, já a partir deste mês de março. O Politize! é uma organização da sociedade civil, fundada em 2015, que disponibiliza gratuitamente, em uma plataforma online, materiais que apresentam didaticamente conteúdos de educação política. O esforço para “traduzir” de modo simples, mas consistente, os temas da política em linguagem sonora é agora o objetivo do trabalho conjunto entre as equipes do Politize! Recife e do “Manda no Zap”. Os spots vão contemplar conceitos fundamentais da democracia, formas de participação popular na política, estrutura e finalidade da administração pública, entre outros temas.

Integrantes do Politize! Recife com estagiários da Rádio Paulo Freire

Os áudios do “Manda no Zap”, de um a dois minutos, são direcionados especialmente para comunidades e espaços periféricos com informações e orientações relacionadas à saúde, direitos sociais, serviços e cidadania, entre outros, além de formação.

Foram concebidos inicialmente para veiculação, sobretudo, em grupos de WhatsApp, durante a pandemia de covid-19, mas também circulam hoje como interferogramas nas grades da Rádio Universitária FM e da Rádio Paulo Freire, além de serem distribuídos para 25 parceiros (rádios comunitárias, rádios web, coletivos de comunicação popular etc.).

Os spots, ofertados semanalmente, circulam também pela lista de transmissão da Rádio Paulo Freire no Whatsapp, aberta à participação do público em geral, mediante solicitação de participação (81-2126.3177).

O Programa Embaixadores Politize! conta hoje com mais de 50 Embaixadas espalhadas ao redor do país, atuando de maneira voluntária através de projetos locais. A Embaixada Politize! Recife, criada em 2018, reúne estudantes de graduação da UFPE e de outras instituições de cursos variados. Entre os seus projetos estão a realização de minicursos e workshops, o “Descomplica dados” e o “Mutirão de políticas públicas”, iniciativas que se somam agora à parceria com o “Manda no zap” na produção de roteiros, gravação e edição de spots.

Data da última modificação: 12/03/2024, 15:12