Quatro equipes de Engenharia disputam desafio de construção de ponte de treliças de macarrão

Vencedores construíram uma ponte do tipo arco duplo que pesava 670 gramas e suportou uma carga de 12 kg, apresentando uma eficiência de 17,91 kg

Uma competição inusitada reuniu os estudantes da disciplina de Estatística, oferecida pelo curso de Engenharia Mecânica da UFPE. Divididos em grupos, eles tiveram a missão de projetar e construir pontes de treliças feitas com apenas dois materiais: macarrão e cola. “O curso geralmente é muito teórico e ter uma atividade prática, como a que foi realizada, é muito importante. Não só pra gente aprender a matéria em si, mas para desenvolver muitas habilidades e também trabalhar em grupo”, avalia a estudante de Engenharia Mecânica Julia Portela, cuja equipe construiu a ponte vencedora deste semestre.

Equipe vencedora comemora o resultado do desafio prático

A competição de pontes com estrutura de treliça feitas de macarrão foi realizada de forma presencial no último dia 28, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da Universidade. Neste semestre, ela contou com a participação de quatro equipes, formadas por estudantes de Engenharia Mecânica, Naval e de Materiais. Cada grupo teve como tarefa utilizar conceitos de Engenharia para desenvolver uma estrutura que conseguisse suportar a maior carga com o menor material possível. Para isso, os estudantes precisavam calcular, projetar e montar suas pontes, que não deveriam ter mais de 750 gramas de peso.

Cada estrutura participante foi pesada e teve suas dimensões verificadas, para saber se obedeciam às regras da competição. Foi realizado então o teste destrutivo, quando são colocados pesos em um balde suspenso por uma haste posicionada no meio da ponte. Os pesos são peças de metal previamente pesadas e etiquetadas, que são colocadas uma a uma no balde até que ocorra a destruição da ponte. A última etapa consistiu em medir o peso colocado no balde e calcular a eficiência da estrutura - a partir da divisão do peso da carga pelo peso da ponte.

Além de Julia Portella, a equipe vencedora da competição deste semestre era formada pelos estudantes Daniel Madruga, Mônica Velazco, Marlon Miguel e Vinicius Castilho, dos cursos de Engenharia Mecânica e Naval. Os estudantes construíram uma ponte do tipo arco duplo que pesava 670 gramas e suportou uma carga de 12 quilos, apresentando uma eficiência de 17,91 quilos. A equipe vencedora obteve a nota máxima na atividade.

“A disciplina é importante não só do ponto de vista formativo, mas também na validação do conhecimento técnico e na experiência social, pois envolve a abordagem de várias questões, como dinâmica do trabalho colaborativo, tomada de decisões em grupo, liderança e proatividade”, explica o professor Justo Emilio Alvarez Jácobo, do Departamento de Engenharia Mecânica, responsável pela organização da competição junto com o professor Laertty Moraes Cavalcante. A atividade é realizada há mais de dez anos.

Data da última modificação: 04/05/2023, 15:14