Publicado edital de apoio a discentes estrangeiros de pós-graduação para missão na UFPE

Os auxílios variam de R$ 2 mil a R$ 4,5 mil, dependendo da duração da missão

Foi lançado o edital de apoio ao discente estrangeiro de pós-graduação para missão internacional nos campi Recife, Caruaru e Vitória da UFPE, com inscrições de 5 a 30 de setembro. Este edital se destina ao pagamento de auxílio financeiro a discente estrangeiro oriundo de universidades parceiras da UFPE para custeio parcial de despesas de missão internacional no âmbito dos programas de pós-graduação nos centros acadêmicos de Recife, Vitória e Caruaru, de novembro deste ano a março de 2023. O lançamento deste edital foi realizado durante solenidade hoje (30), no Auditório João Alfredo, no prédo da Reitoria.

Os auxílios variam de R$ 2 mil a R$ 4,5 mil, dependendo da duração da missão. A proposta de missão deve ser formalizada pelo docente que receberá o aluno na UFPE junto à coordenação de seu PPG e também à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade, de acordo com as orientações do edital de chamada.

São elegíveis aos auxílios discentes de mestrado e doutorado regularmente matriculados em programas de pós-graduação acadêmicos de universidades estrangeiras, parceiras da UFPE, com convênio válido vigente. Serão priorizadas as propostas de missões internacionais que atendam os seguintes critérios cumulativamente: tratem de discente oriundo de países do Brics, África e América Latina, para missões de até três meses de duração que possuam vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O apoio será concedido de forma individual ao discente, que ficará responsável pela aquisição de passagem aérea e arranjos de hospedagem, seguro saúde e outras providências necessárias para a viagem. A prestação de contas deve ser apresentada até 30 dias após o vencimento do auxílio.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação realizará uma avaliação interna das propostas recebidas, com base nos critérios do edital e outros critérios pertinentes amplamente divulgados entre os docentes e discentes do programa, e enviará à DRI, via processo eletrônico no Sipac, a relação dos discentes recomendados, em ordem de prioridade.

O edital de apoio ao discente estrangeiro de pós-graduação para missão internacional nos campi Recife, Caruaru e Vitória é promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), do Gabinete do Reitor, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi).

O formulário on-line de candidatura está disponível aqui. O edital e seus anexos (formulário de inscrição e carta de anuência do coordenador do PPG) podem ser acessados no site da DRI.

Data da última modificação: 30/08/2022, 15:56