Notícias Notícias

Voltar

Projeto de extensão realiza evento de conscientização sobre o diabetes no HC

A atividade será realizada no dia 22 deste mês, das 13h às 16h, no hall da portaria 4 do hospital

Hoje, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, voltado para a conscientização sobre a importância da prevenção e controle da doença. Nesse sentido, profissionais de saúde realizam ações para incentivar a população diabética a adotar um estilo de vida saudável, além de divulgar a importância da prevenção junto a toda sociedade. Em alusão à data, será realizado o evento “Dia Mundial do Diabetes: promoção da educação e autocuidado em saúde”, no próximo dia 22, das 13h às 16h, no hall da portaria 4 do Hospital das Clínicas da UFPE, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Segundo a professora Roseane Lins, do Departamento de Enfermagem da UFPE, a diabetes é uma doença que traz sérios impactos para a saúde pública, com estimativa de aumento de casos a cada ano. Quando não tratada adequadamente, ela pode causar complicações importantes com aumento da taxa de morbimortalidade. “Ações de educação em saúde para promoção do autocuidado em indivíduos diabéticos possibilita a autonomia do sujeito no gerenciamento do cuidado e controle da doença”, explica.

De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil ocupa a 5ª posição em termos de incidência de diabetes global, com 16,8 milhões de adultos afetados (com idades entre 20 e 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Por isso, o evento busca fornecer orientações sobre o diabetes e oferecer serviços como a medição da glicemia capilar, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e relação cintura-quadril (RCQ) aos usuários da instituição, incluindo pacientes e servidores.

“A realização da ação extensionista traz benefícios para a formação acadêmica, fomentando o compromisso social e a responsabilidade cidadã, através da construção de espaços de diálogo e compartilhamento de saberes com a comunidade. Também impacta no conhecimento de indivíduos diabéticos sobre a doença, os métodos de enfrentamento e prevenção de agravos, com foco no desenvolvimento de hábitos saudáveis e na promoção do autocuidado”, afirma Roseane Lins.

O evento é realizado pelo projeto de extensão da UFPE “Educação em Diabetes para Promoção do Autocuidado”, coordenado pela professora Queliane Gomes da Silva Carvalho, e conta com a participação de alunos, professores e profissionais dos cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Psicologia e Medicina.

Data da última modificação: 14/11/2023, 14:06