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Projeto da UFPE busca construir soluções para diagnóstico rápido e terapia fonoaudiológica em crianças autistas

O projeto é coordenado pelo professor Wellington Pinheiro dos Santos, do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE

A UFPE está desenvolvendo o Projeto Monan, que visa construir uma plataforma baseada em inteligência artificial para apoio ao diagnóstico rápido do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio da análise da atividade elétrica cerebral. Esse projeto visa também construir uma solução de comunicação alternativa baseada no método Dhaca, um método lúdico desenvolvido no Departamento de Fonoaudiologia da UFPE, para apoiar o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem em crianças autistas. 

Trata-se de um projeto interdisciplinar, liderado pelo Grupo de Computação Biomédica, do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade, com a participação ativa do Departamento de Fonoaudiologia (Centro de Ciências da Saúde), do Departamento de Expressão Gráfica (Centro de Artes e Comunicação), do Centro de Informática, do Centro de Educação e do Hospital das Clínicas da UFPE. 

O Projeto Monan: Plataforma Inteligente para Diagnóstico e Desenvolvimento da Comunicação e Aprendizagem da Criança Autista tem apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (iCeis), e da Finep, com recursos da ordem de R$ 4 milhões para entregar as soluções ao SUS e à sociedade em três anos. O projeto é coordenado pelo professor Wellington Pinheiro dos Santos, do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE, líder do Grupo de Pesquisa em Computação Biomédica e coordenador do Eixo de Computação Biomédica e Bioengenharia do iCeis. 

A plataforma Monan visa construir uma solução integrada de software e hardware para apoio ao diagnóstico do TEA e ao desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional de crianças autistas, especialmente as que estiverem na primeira infância. Para isso, serão otimizadas as etapas de rastreio, diagnóstico, intervenção e reavaliação dessas crianças a partir dos seguintes objetivos específicos: I) otimização do rastreio a partir da construção de instrumentos de avaliação eficazes; II) otimização do diagnóstico clínico propondo sistemas inteligentes que analisem áudios e vídeos; III) investigação de métodos de diagnóstico diferencial baseados em sistemas inteligentes e eletroencefalografia; IV) desenvolvimento de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) inteligente baseado no métodos Dhaca; V) construção de aplicativos gamificados para auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica e VI) construção de um corpus em português brasileiro para CAA.

Integram o time de pesquisadores do projeto os professores Ricardo Emmanuel de Souza (Engenharia Biomédica), Cleber Zanchettin (Centro de Informática), Alana Elza Fontes da Gama (Engenharia Biomédica), Ana Cristina de Albuquerque Montenegro (Fonoaudiologia), Bianca Arruda Manchester de Queiroga (Fonoaudiologia), Letícia Teixeira Mendes (Expressão Gráfica), Marilú Gomes Netto Monte da Silva (Engenharia Biomédica), Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima (Centro de Educação), Robson do Nascimento Fidalgo (Centro de Informática) e Sadi da Silva Seabra Filho (Expressão Gráfica) e a analista de tecnologia da informação Shirley da Silva Jacinto de Oliveira Cruz, chefe do setor de TI e Saúde Digital do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh.

Data da última modificação: 27/12/2023, 17:21