Notícias Notícias

Voltar

Asa Branca Aerospace conquista o 1º e o 2º lugares no ranking PE na 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat)

O Asa Branca projeta, desenvolve, fabrica e testa soluções para pequenos satélites cúbicos e drones

O projeto de extensão Asa Branca Aerospace conquistou o 1º e o 2º lugar no ranking PE na primeira etapa da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat). A Equipe Lab de Jour (1º lugar) propôs um pequeno satélite do tipo CubeSat chamado “LabSaT”, cuja missão é realizar testes e experimentos sob comando da Estação Terrena, podendo ser reconfigurado mesmo em órbita. O “LabSaT” possui uma plataforma flexível e de baixo custo, o que representa um grande estímulo para o desenvolvimento tecnológico-científico tanto em meio comercial quanto acadêmico.

Já a Equipe Deméter, que ficou em segundo lugar, propôs um projeto de monitoramento, através de um CubeSat com sensores ópticos, das áreas do nordeste brasileiro suscetíveis ao processo de desertificação, que pode ser irreversível. As imagens captadas vão ser disponibilizadas em uma plataforma digital gratuita. O objetivo é ampliar a quantidade de material gratuito disponível para pesquisa, análise e atos de prevenção ao fenômeno.

O Asa Branca é um projeto de extensão criado com o objetivo de projetar, desenvolver, fabricar e testar soluções para CubeSats (pequenos satélites cúbicos) e drones. De caráter multidisciplinar, o projeto visa a participação de estudantes e professores dos cursos de Engenharia Eletrônica, Telecomunicações, Automação, Mecânica, Elétrica, Computação e Produção, e está localizado no Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE.

Data da última modificação: 15/06/2021, 17:41