Notícias Notícias

Voltar

Programa Santander Ibero oferta três bolsas para graduação

O programa está aberto aos estudantes de graduação de todos os cursos da UFPE

Estão abertas até o dia 8 de agosto as inscrições do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades. Serão disponibilizadas três bolsas destinadas aos alunos da UFPE, uma delas reservada para um estudante que satisfaça o critério de inclusão social previsto na Política Institucional de Inclusão Social e Desenvolvimento Regional da Universidade. O programa está aberto aos estudantes de graduação de todos os cursos da UFPE. 

A inscrição deve ser realizada simultaneamente no site ou aplicativo do Santander e na sala da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). As instituições de destino podem ser conferidas no edital disponível no site da DRI

A bolsa do Santander será de R$ 12.630,90, correspondente a 3 mil euros, mediante conversão efetuada na data de lançamento do programa. O aluno receberá o valor em uma parcela e deverá administrá-lo durante o período de seis meses em que estiver no exterior. A UFPE também fornecerá um auxílio para aquisição de passagens aéreas de R$ 5 mil para o estudante melhor colocado na lista geral de classificação que satisfaça ao critério de inclusão social. Os demais alunos selecionados arcarão totalmente com as despesas de passagens aéreas.

São condições necessárias para inscrição do estudante da UFPE nos Programas, dentre outras:
- ser brasileiro, maior de 18 anos;
- estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFPE no semestre de 2019.1;
- possuir média geral igual ou superior a 7,00;
- não possuir em seu histórico escolar nenhuma reprovação em componentes curriculares, sejam eles obrigatórios ou eletivos, mesmo que tenham sido recuperadas;
- ter integralizado, no mínimo, 30% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no ato da inscrição;
- não ter participado de qualquer programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander;
- apresentar certificado de conhecimento do idioma do país de destino (Espanhol - nível intermediário ou avançado), emitido por escola de idioma com CNPJ, exceto para Portugal.

Para se enquadrar nas bolsas de inclusão social, é necessário que o candidato comprove ser bolsista da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis(Proaes), contemplado através de edital de Assistência Estudantil, ou que tenha concluído integralmente o Ensino Médio em escola pública. Não se enquadram nesta situação aqueles que concluíram o Ensino Médio através de exame supletivo (particular ou Público). Os documentos necessários à comprovação estão discriminados no edital.

Após realizar a inscrição no site do Santander Universidades, até o dia 7 de agosto, o estudante deve dirigir-se à sala da DRI, até 8 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, portando todos os documentos descritos no edital – incluindo o comprovante de inscrição no site do Santander. Só serão aceitas as candidaturas dos alunos que apresentarem a documentação completa e não será possível adicionar ou substituir qualquer documento após a entrega do dossiê. Os estudantes que realizarem inscrições apenas no portal do Santander não participarão do processo seletivo.

Data da última modificação: 25/04/2019, 16:32