Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis seleciona bolsistas

O Programa PRH-ANP-Finep, programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), está realizando processo seletivo através de edital de fluxo contínuo para formação de banco de reserva com candidatos a bolsas de estudo para os cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Podem se inscrever estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Eletrônica e Oceanografia. O PRH-38.1 está vinculado ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) através do Departamento de Engenharia de Produção, tendo suas atividades lotadas no Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma). É necessário ter concluído o ciclo básico e ter, no mínimo, 24 meses até a conclusão de seu curso.

O objetivo do programa é a capacitação dos seus bolsistas, o desenvolvimento da pesquisa científica aplicada e de ações de extensão universitária voltadas para a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis e sua integração com as energias renováveis.

O programa oferece aos discentes da UFPE uma formação adicional com ênfase nas tendências tecnológicas das seguintes áreas do conhecimento: engenharia de confiabilidade em sistemas de produção em ambiente offshore; análise de risco tecnológico e modelagem dos impactos ambientais; estudo e modelagem de novos arranjos produtivos que sejam capazes de integrar a geração de energia renovável com o uso dos combustíveis fósseis; e uso da inteligência artificial e a ciência dos dados no contexto da gestão de risco.

PRH 38

prh38.1@ceerma.org