Notícias Notícias

Voltar

Progesta abre inscrição para nova turma de gestantes adolescentes 

A equipe do Progesta é composta por médica pediatra e hebiatra, assistente social, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e dentista 

O Programa de Atenção à Gestante Adolescente (Progesta) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá abrir um novo grupo para gestantes adolescentes no próximo dia 24. O objetivo do Progesta é oferecer um acompanhamento multidisciplinar às futuras mães, com idade até 20 anos e 11 meses, cujo período de gestação seja de até seis meses, fazendo isso de uma forma instrutiva e humanizada. 

O grupo se reúne todas às quintas-feiras, e a cada encontro, além de realizarem sessão de fisioterapia, compartilham conhecimento sobre determinado tema, conforme cronograma abaixo. As reuniões são sempre lideradas por algum profissional do HC, de forma dinâmica e participativa.  

A equipe do Progesta é composta por médica pediatra e hebiatra (especialista em adolescentes), assistente social, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e dentista. A ideia é que, por meio dessa troca de conhecimento, a gestante possa trabalhar as transformações físicas que ocorrem ao longo da gravidez e se preparar para um parto no qual ela se sinta segura, tranquila e apta para os cuidados consigo e com o bebê. 

As gestantes interessadas em participar devem comparecer no próximo dia 24, às 8h, na Sala Rosada do Ambulatório de Pré-Natal, localizada no 2° andar do HC, para realização da inscrição. Para se inscrever, é necessário que a gestante traga um documento de identificação com foto. Vale lembrar que a inscrição para as reuniões estará disponível também para gestantes que não fazem seu acompanhamento pré-natal na instituição. 

O grupo iniciará suas atividades no próprio dia 24, com acolhimento e entrevista, e encerrará em 30 de novembro. Serão dez palestras, no total, focadas na saúde da mãe e do bebê. 

8h às 9h – Sessão de Fisioterapia 

9h30 às 11h – Reunião do grupo 

Agenda de encontros 

24/08 – Acolhimento e entrevista; 

30/08 – Sentimentos e aspectos da gestação na adolescência; 

14/09 – Direitos da gestante adolescente e participação do pai; 

21/09 – Transformações físicas na gravidez e desenvolvimento do feto; 

28/09 – Cuidados na gestação e saúde bucal; 

05/10 – Alimentação saudável na gestação e pós-parto; 

19/10 – Tipos de parto e sinais de parto/ Visita à maternidade; 

26/10 – Cuidados com o bebê;  

09/11 – Aleitamento materno; 

16/11 – Planejamento familiar/ Prevenção das DST/aids; 

23/11 – Prevenção de acidentes na infância; 

30/11 – Encerramento;  

Mais informações
Progesta
(81) 2126.3668 (Luciana/Rosário)
(81) 2126.3585/3917 (Sandra) 

Data da última modificação: 07/08/2017, 14:37