Notícias Notícias

Voltar

Progepe divulga textos de especialistas para promover a conscientização sobre temáticas relacionadas à saúde

Publicação dos materiais faz parte das ações do Mês da Saúde

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), através da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), em parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), produz uma série de textos de especialistas em razão do Mês da Saúde. Os temas abordados são: Privação de Sono, Hipertensão Arterial Sistêmica, Saúde Dentária, Câncer de Boca, Importância da Vacinação para os Idosos, Transtorno do Espectro do Autismo e Métodos Anticoncepcionais. O objetivo em abordar tais temáticas é ajudar na conscientização sobre os cuidados e mitos envolvidos. 

Todos os textos foram produzidos pela equipe de profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) e podem ser consultados, na íntegra, na página da Diretoria de Qualidade de Vida (guia “Eventos”)

Câncer de Boca: Cristiana Malta, odontóloga
O câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. A manutenção da higiene bucal é um dos fatores que ajudam a prevenir o desenvolvimento deste tumor. 

Hipertensão Arterial Sistêmica: Mariana Chaves Leal, cardiologista e médica perita
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível de origem multifatorial (depende de fatores genéticos, ambientais e sociais) e envolve vários fatores de risco. 

Métodos Anticoncepcionais: Aline Duarte Maranhão, ginecologista e obstetra
Os Métodos Anticoncepcionais ou Contraceptivos são técnicas ou medicações utilizadas com o intuito de evitar gestações e, alguns, podem evitar doenças sexualmente transmissíveis. O uso desses métodos também permite que as gestações ocorram de forma programada, evitando desfechos negativos (como abortos ou malformações fetais), já que diversas doenças precisam estar controladas ou medicações precisam ser suspensas no período pré-concepcional. 

Privação de Sono: Wesdrey Dantas Fernandes, médico clínico 
A privação de sono, também conhecida como síndrome do sono insuficiente, corresponde à incompatibilidade entre a real necessidade de sono do indivíduo e o tempo de cama que o mesmo reserva para dormir. Suas consequências são variadas e amplamente estudadas em diversos aspectos da fisiologia humana. 

Saúde Dentária: José Ronaldo de Oliveira, cirurgião dentista
O bom cuidado dos dentes é fundamental para a saúde geral do corpo. Além disso, questões estéticas e sociais também são beneficiadas pelo bom funcionamento da região bucal. Algumas das vantagens da manutenção de dentes saudáveis são: saúde; boa aparência; boa pronúncia e relacionamento social/halitose. 

Transtorno do Espectro do Autismo: Alicia Martinez, médica clínica e geriatra
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) engloba um conjunto de desordens do desenvolvimento neurológico que se iniciam desde o nascimento ou mesmo da infância e que persistem ao longo de toda a vida. O diagnóstico do TEA é realizado a partir da entrevista feita por equipe de saúde multidisciplinar. 

Vacinação de Idosos: Alicia Martinez, médica clínica e geriatra
Poucas pessoas sabem que existe um calendário próprio de vacinação da Sociedade Brasileira de Imunização para a faixa etária acima de 60 anos.  Devido a isso, infecções comuns podem trazer consequências mais graves aos adultos idosos que aos jovens, como por exemplo: gripe, tétano, hepatite B, herpes-zo´ster e covid-19. 

Mais informações:
Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass)
(81) 2126.8582/2126.3944

nass.unidadesiass@ufpe.br 

Data da última modificação: 29/04/2022, 16:01