News News

Back

Profissional de saúde como gestor é tema de capacitação no HC

Temas como organização do modelo de gestão e planejamento estratégico foram abordados

A Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) e a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas do Hospital das Clínicas da UFPE promoveram, hoje (27), o II Curso de Capacitação em Rotinas de Gestão Hospitalar, em ação que integra o Planejamento Estratégico do Hospital. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O módulo foi ministrado pelo professor Jeronymo Libonati, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, e teve como tema “O papel e a importância da atuação do profissional de saúde como gestor". O curso abordou diversos pontos como organização do modelo de gestão, modelo de gestão com planejamento estratégico, planejamento operacional, controle de atividades, desempenhos que devem objetivar tanto eficácia quanto eficiência, vantagens da implantação do sistema orçamentário, o que evitar no sistema orçamentário, definição e finalidade do Balanced Scorecard, entre outros.

No decorrer da palestra, Libonati explicou a importância da informação como forma de auxiliar e dar suporte para o gestor na tomada de decisões que serão positivas para a instituição e para os usuários e também defende a participação dos funcionários na tomada de decisão da instituição. “Não adianta ter uma gestão organizada, informações, recursos, tecnologias, uma boa estrutura e ter um corpo de funcionários desmotivados que não participam da tomada de decisões. Para qualquer empresa isso não vai funcionar. Cada vez mais os modelos de recursos humanos estão gerando isso: maior participação nas decisões’’, afirmou.

Ele ainda destacou que as pessoas ficam cada vez mais satisfeitas com o poder de participação de opinião e de decisão. “As pessoas não querem só receber ordens, também querem decidir, mas isso gera responsabilidades”, disse, na palestra.

Date of last modification: 27/03/2019, 15:13