Professores do PPGECM/CAA publicam livro bilíngue sobre a utilização da noção de relação ao saber na América do Sul

Os professores Dilson Cavalcanti e Constantin Xypas, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, em Caruaru, lançaram o livro “Investigações sobre a noção de relação ao saber na América do Sul”, organizado por eles, em parceria com a professora Soledad Vercellino, da Universidade Nacional do Río Negro, da Argentina. A obra é bilíngue, possuindo textos em português e espanhol, e pode ser baixada gratuitamente em pdf através do site da Editora CRV

De acordo com o professor Dilson Cavalcanti, esse é o primeiro trabalho que reúne os principais pesquisadores do assunto do continente sul-americano. O livro conta com contribuições de 26 pesquisadores e com o prefácio especial de Bernard Charlot. Além disso, a obra também inaugura a coleção “Saber e Relação ao Saber: tendências e perspectivas”, da editora CRV. A produção do livro foi financiada com recursos via edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE.

Sinopse

A edição do livro “Investigações sobre a noção de relação ao saber na América do Sul” foi pensada no marco da celebração dos 60 anos das primeiras utilizações do sintagma “rapport au savoir” na literatura científica francesa. O livro reuniu pesquisadores de diversos países, constituindo um panorama geral da difusão dessa noção na América do Sul. O livro é constituído por 16 capítulos, sendo metade escrita por pesquisadores brasileiros em língua portuguesa e metade escrita por pesquisadores da Argentina, do Uruguai e da Colômbia em língua espanhola. Contribuíram com esta obra dez pesquisadores e 16 pesquisadoras de diversas universidades distribuídas na vasta geografia latino-americana. Esta é uma obra escrita em dois idiomas (espanhol e português) que, na multiplicidade de interesses investigativos, influências teóricas, estratégias metodológicas, inscrições territoriais e institucionais, conclui em um ponto de encontro: a utilização da noção de relação ao saber. É nesse sintagma, noção, ideia ou paradigma, em sua rica amplitude, que cada pesquisador, com suas diferentes problemáticas de estudo, coloca em ação sua voz e encontra diálogo com outras tantas, criando um cenário de multiplicidade de pontos de vista autônomos, mas que são harmônicos e articuláveis.

PPGECM
@ppgecmufpe