Notícias Notícias

Voltar

Professora da UFPE Luciana Grassano Melo fala sobre tributação sob abordagem feminista em evento on-line promovido pela Gestos

As palestras serão transmitidas pela plataforma Zoom

“Tributação e gênero: uma abordagem feminista” é o nome da palestra que a professora Luciana Grassano de Gouvêa Melo, da Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministra durante o III Diálogo Brasil- Europa, promovido pela ONG Gestos no próximo dia (26), às 10h. As palestras serão transmitidas pela plataforma Zoom e fazem parte de uma iniciativa realizada com financiamento da União Europeia. A Gestos é cofacilitadora no Brasil do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), uma coalizão de 64 organizações. As inscrições são gratuitas e podem ser garantidas por esta página até a hora do evento (mas a produção do evento solicita antecedência para ajudar na organização).

O tema da palestra está relacionado ao conteúdo do livro “Política Fiscal e Gênero” (Editora Letramento), coletânea de artigos publicada em 2020 pelo Fórum Tributação e Justiça, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE. A professora Luciana Grassano de Gouvêa Melo organizou a obra junto com Ana Pontes Saraiva (UFRPE) e Marciano Seabra de Godoy (PUC/MG).

“Os relatórios sobre distribuição da carga tributária incidente sobre a renda, por exemplo, mostram claramente essa incongruência do nosso sistema tributário e a ausência de estudos empíricos sobre a distribuição da carga tributária com o viés de raça coloca a mulher negra numa situação de invisibilidade, quando se analisa a distribuição da tributação incidente sobre a renda, em nosso país. Esses são alguns pontos que pretendo abordar”, adianta Luciana.

Com esta série de diálogos, que está na terceira edição, a Gestos busca reunir organizações brasileiras e europeias com trabalhos relacionados ao financiamento para o desenvolvimento sustentável.

“Nossa ideia é promover um espaço seguro para o diálogo em torno do Marco de Cooperação de Busan, da Agenda de Ação de Adis Adeba e da própria Agenda 2030 da ONU como bases para nossa advocacia”, afirma a coordenadora-geral da Gestos, Alessandra Nilo.

Também estão confirmadas para o diálogo virtual as palestras “Atualizando a tributação internacional em um mundo globalizado: os caminhos para a Convenção Tributária Internacional”, com Tove Maria Harding (Eurodad); e “Injustiça tributária como paradigma da iniquidade socioeconômica: poder de classe e influência política”, com Alex Cobham (Tax Justice Network).

Mais informações
Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero
(81) 3421.7670

Data da última modificação: 14/04/2023, 09:08