Professora da UFPE é destaque no XXV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente

Eliana Andréa Severo é vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas (DCA), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

A professora Eliana Andréa Severo, do Departamento de Ciências Administrativas (DCA), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do Campus Recife, e do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ganhou o prêmio de melhor artigo científico na categoria “Operações sustentáveis e economia circular” no XXV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), realizado na Fundação Instituto de Administração/Universidade de São Paulo (FIA/USP), em São Paulo, de 29 de novembro a 1º de dezembro.

Evento foi realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro

O trabalho premiado foi “The effect of social sustainability on trust and purchase intentions in last-mile delivery”. O prêmio foi entregue pelo professor Isak Kruglianskas, um dos principais nomes da sustentabilidade no Brasil e coordenador-geral do XXV Engema. O artigo faz uma análise abrangente de como a adoção de práticas de sustentabilidade social em operações logísticas de última milha (last-mile delivery) pode ser benéfica, não apenas para a sociedade e o meio ambiente, mas também para o relacionamento das empresas com seus clientes, influenciando positivamente a confiança e as intenções de compra. Além de ter sido escrito por Eliana Andréa Severo, também teve a participação de outros autores, William V. Kila, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); o professor Vilmar A. G. Tondolo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e o professor Guilherme L. Lunardi, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

A docente, ao lado de Julio C. F. de Guimarães e Pedro S. Vieira, também apresentou outro paper sobre o tema “As relações da pandemia da covid-19 na inovação, práticas ambientais, ações sociais e qualidade de vida das pessoas: uma survey em empresas brasileiras”, que aborda o impacto da pandemia em diversas esferas das atividades empresariais no Brasil, por meio de uma pesquisa aplicada a 2.334 pessoas que atuam em organizações de diferentes portes e segmentos de atuação.

Os achados do estudo ressaltam que as informações podem ser utilizadas por gestores de diferentes organizações, nas quais a pandemia da covid-19 alterou o desenvolvimento de inovações, que são o motor do desenvolvimento tecnológico de uma região e/ou país. Assim como as práticas ambientais, as ações sociais e a qualidade de vida devem ser minuciosamente estudadas e implementadas em novas crises pandêmicas que possam ocorrer futuramente. Nesta pesquisa, os resultados indicam que as práticas ambientais e as ações sociais são fortemente influenciadas positivamente pela covid-19, assim como a covid-19 influencia, com baixa intensidade, a inovação. Outro fato importante do resultado é que a covid-19 tem uma baixa influência negativa sobre a qualidade de vida das pessoas.

Além de ter apresentado os dois trabalho, Eliana Andréa Severo atuou como moderadora em uma das sessões temáticas intitulada “Inovação para a Sustentabilidade”.

Professora Eliana Andréa Severo

eliana.severo@ufpe.br