Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE lança ebook sobre Engenharia de Software

Conteúdo gratuito e de abordagem acessível é ideal para estudantes, profissionais e entusiastas da área

Desde 2012, quando começou a ministrar as aulas da disciplina de Engenharia de Software voltada ao curso de Sistemas de Informação, o professor Vinícius Garcia, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, observava uma distância entre o modelo clássico de ensino e a realidade vivenciada na indústria. Por isso, aos poucos, mudou o foco da cadeira para questões de arquitetura e qualidade de entrega do serviço de software e de plataforma. O ebook "Engenharia de Software 4.0: Explorando os Fundamentos e Além" é o resultado do planejamento da cadeira após quatro reformas cuidadosas.

Vinícius procura explorar os fundamentos da Engenharia de Software que considera mais necessários com base em experiências de projetos reais, complexos e de larga escala com empresas do mercado de trabalho. “Na Academia, assuntos clássicos e problemas reais, como trabalhar com sistemas legados, evolução, manutenção, colocar em operação e garantia de qualidade eram relegados a segundo plano”, afirma o professor. 

Na disciplina, Vinícius busca aliar inovações pedagógicas para metodologia de ensino e de prática às questões que estão em voga na área. Ele exemplifica: “O debate ético, que ganhou muita força por conta da inteligência artificial; a introdução da IA na Engenharia de Software; a questão de lidar com dados, que cresceu num nível assustador, e questões das próprias ferramentas além de ter qualidade, teste e design”. 

O ebook é mais uma inovação pedagógica para ajudar os alunos na preparação para a cadeira com consciência do que será abordado. Nas palavras do autor: “Não é um livro didático, não é para ser um livro de referência. É um cartão de visita, uma apresentação da disciplina, um ponto de partida”. 

Junto ao livro, de acesso gratuito, é disponibilizado o link para uma jornada aberta e assíncrona da disciplina, em que qualquer pessoa pode entrar no sistema, em strateegia, e vai ter a jornada do que é trabalhado na cadeira de forma acessível também para profissionais e entusiastas que desejam explorar os fundamentos essenciais e se atualizar sobre as últimas tendências.

Data da última modificação: 31/05/2023, 13:16