Professor da UFPE fala sobre panorama do setor do luto a partir da Contabilidade em palestra on-line

Para acompanhar a palestra, basta acessar o link de transmissão do YouTube

O professor Fernando Gentil de Souza, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrará a palestra “Luto com ciência: panorama, iniciativas e tendências das atividades dos negócios do setor do luto a partir da Contabilidade”, amanhã (20), às 10h, em formato on-line. O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Para acompanhar a palestra, basta acessar o link de transmissão do YouTube. Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever pelo link.

Fernando Gentil de Souza é professor de graduação e de pós-graduação em Ciências Contábeis da UFPE. Possui doutorado pela Universidad de Zaragoza (Espanha), atuando nas áreas de Contabilidade e Finanças no Setor Público. É professor visitante da Universidad Autónoma de Baja California (UABC), no México, dedicando suas pesquisas atualmente para a área de governança de cemitérios públicos e privados, crematórios e entidades do setor do luto. É coordenador do Laboratório do Setor de Luto (Labsel) da UFPE.

Resumo

O desenvolvimento das atividades funerárias e das empresas que se dedicam a oferecer serviços e suprimentos para o setor do luto, mercado formado majoritariamente por empresas familiares, carece de pesquisas acadêmicas. Por um lado, o governo não direciona políticas de incentivo fiscal ou outras garantias para a manutenção da atividade de cemitérios, crematórios e demais serviços. Por outro lado, faltam dados organizados do setor que subsidiem sua inclusão em políticas públicas e que auxiliem na transparência organizacional. Com práticas transparentes, planejamento empresarial e visibilidade do setor, a contabilidade torna-se importante ferramenta para evidenciar o tamanho do setor do luto.

Data da última modificação: 20/03/2024, 09:03