Professor da UFPE é eleito para diretoria da Anpof

Érico Andrade é psicanalista, filósofo e atua no Departamento de Filosofia da Universidade

O professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Érico Andrade foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) para o biênio 2023-2024. Apesar de ter concorrido como chapa única, o grupo “Escuta filosófica: múltiplas vozes da filosofia no Brasil” obteve expressiva votação no pleito. A posse da chapa eleita será realizada, de forma on-line, no dia 1º de janeiro de 2023. Érico é psicanalista, filósofo e bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e será o primeiro presidente negro e nordestino da Anpof.

Érico será o primeiro presidente negro e nordestino da Anpof

Outros dois feitos inéditos alcançados pela chapa eleita é de que, pela primeira vez, a Anpof terá uma diretoria com a participação de mulheres pardas e negras e também contará com representatividade das cinco regiões da Federação. “É preciso, mais do que nunca, fortalecer as instituições por meio de regras que passem a contemplar estatutariamente a diversidade do Brasil, tanto de região como de raça e gênero. Diversidade que está presente de modo radical na nossa diretoria, que acaba de ser eleita”, afirma o professor Érico Andrade.

Segundo Érico, a chapa eleita terá como premissa um trabalho de escuta que não será neutro, mas indicará um caminho a ser percorrido tanto pela atual como pelas próximas diretorias. “Nosso caminho é de aprofundamento de questões prementes do mundo contemporâneo, como as questões do antropoceno, gênero e raça, mas sem descuidar da tradição da história da Filosofia que também formou a Filosofia no Brasil”, afirma. “A nossa escuta é um indicativo de que o pluralismo não deve ser visto numa perspectiva abstrata, mas como uma tarefa que só ganha sentido quando efetivamente contemplamos as diferenças de nosso imenso Brasil”, completa Érico.

A chapa eleita tem entre suas propostas atuar no sentido de pautar o debate sobre os critérios de avaliação da área de Filosofia, levando em consideração as questões de gênero, raça e regionalidade, bem como uma ampla escuta e debate sobre os processos de avaliação junto à representação de área na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Visa ainda, entre outras ações, incentivar o ensino e a pesquisa da filosofia brasileira nos programas de pós-graduação, fortalecer os vínculos com a educação básica e realizar eventos em cada região, a exemplo da edição 2024 da Anpof, que será realizada no Recife. “O desafio que se apresenta ao Brasil não é apenas de recuperar as instituições, mas também de se fortalecer a presença da multiplicidade que somos”, diz o professor Érico Andrade.

A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) foi fundada em 1983, durante uma reunião sobre pesquisa em Filosofia promovida pelo CNPq em Brasília. Tem entre seus objetivos promover maior integração dos cursos de pós-graduação em Filosofia, defender os interesses da pós-graduações de Filosofia junto aos órgãos competentes e estimular a investigação filosófica.

Data da última modificação: 17/11/2022, 14:21