Professor Bernard Jean Jacques Charlot recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE

A proposta teve aprovação dos colegiados de programa de pós-graduação do Centro Acadêmico do Agreste

O professor, pesquisador e filósofo francês Bernard Jean Jacques Charlot vai receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sessão solene de outorga será realizada on-line, no dia 4 de dezembro, às 17h, com transmissão no canal da UFPE no YouTube. Com reconhecimento internacional por sua trajetória acadêmica nas ciências da Educação, o homenageado também tem uma intensa atuação no Brasil, tornando-o um dos principais educadores e pesquisadores de sua área em atuação no país.

Bernard Charlot interage com docentes do CAA

Bernard Charlot nasceu, em 15 de setembro de 1944, na França. Na década de 1960, graduou-se em Filosofia e foi aprovado no concurso de agregação, qualificando-se como professor dessa disciplina. Em 1985, defendeu, na Université de Paris X, Nanterre (França), uma Thèse d'État (que seria, no Brasil, um conjunto: doutorado mais livre-docência) sobre suas obras já publicadas, sendo uma delas o livro “La Mystification Pédagogique”, publicado em 1976 na França, traduzido em 1979 para a língua portuguesa com publicação no Brasil, tendo sido republicado em 2013. A partir de sua tese, conseguiu ingressar, em 1987, diretamente como professor titular na Université de Paris 8, Saint-Denis (França), onde permaneceu até 2003.

Nessa universidade, coordenou a graduação e a pós-graduação e fundou a equipe de pesquisa Escol (Educação, Socialização e Comunidades Locais), criando um programa de pesquisa acerca da ideia de relação ao saber. Publicou outras obras seminais, como “École et savoir dans les banlieues... et ailleurs" (1992) e "Du rapport au savoir: Éléments pour une théorie” (1997).

No início dos anos 2000, o professor Bernard Charlot passou a residir no Brasil, atuando como professor visitante e pesquisador na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no período de 2002-2004, e na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir de 2006. Tem organizado anualmente o Colóquio Internacional Educon (Educação e Contemporaneidade, que é também o nome da sua equipe de pesquisa), já com 13 edições realizadas.

Ele mantém importante atuação no Brasil. Atualmente, as principais interlocuções do professor Bernard Charlot sobre o estudo e pesquisa da problemática da relação ao saber se dá com a equipe do Núcleo de Pesquisa da Relação ao Saber (Nuperes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/UFPE.

Bernard Charlot já foi professor visitante na Universidade do Porto (Portugal), consultor da Unesco e presidente da Associação dos Pesquisadores em Ciências da Educação na França. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado. É membro-fundador do Comitê Internacional do Fórum Mundial de Educação, assim como fundador e responsável científico da Rede Internacional de Pesquisa sobre a Relação com o Saber (Reperes). Possui extensa produção científica, contando com 169 artigos publicados em periódicos, 24 livros publicados/editados e mais de uma centena de outras produções, como capítulos de livro, prefácios, posfácios e relatórios de pesquisas, publicados ou traduzidos em 18 países. Em 2019, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Patras (Grécia).

PROPOSTA – A concessão do título de Doutor Honoris Causa a Bernard Charlot foi solicitada pelo professor José Dilson Beserra Cavalcanti, do Núcleo de Pesquisa em Relação ao Saber, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do CAA/UFPE.

A proposta teve aprovação dos colegiados do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do CAA, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do CAA e do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física do CAA. Também foi aprovada pelo Núcleo de Formação Docente do CAA e pelo Conselho do CAA. No último dia 9 de setembro, a concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE.

Data da última modificação: 23/11/2020, 16:18