Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulga propostas aprovadas no Programa de Ações Estratégicas Transversais da Pós-Graduação

Ao todo, 14 programas de pós-graduação (PPGs) da UFPE estão envolvidos nas propostas aprovadas

Três propostas foram contempladas no Edital Propg nº 07/2023, lançado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o Programa de Ações Estratégicas Transversais da Pós-Graduação (PAET-PG). São eles: “Vida Saudável: abordagem multidisciplinar para a promoção da saúde na infância e adolescência e prevenção de fatores de risco para mortalidade por doenças não transmissíveis”, “Cartografia social e educação ambiental como aliadas da bioprospecção sustentável na Caatinga” e “Desigualdades, lutas sociais e democracia no Sul global”.

Ao todo, 14 programas de pós-graduação (PPGs) da UFPE estão envolvidos nas propostas, que foram avaliadas por uma comissão formada por dez avaliadores externos (os detalhes sobre o processo seletivo podem ser encontrados na página da Propg

Da primeira proposta, coordenada pela professora Rosalie Barreto Belian, participam os PPGs Saúde da Criança e do Adolescente, Morfotecnologia, Biologia Aplicada à Saúde, Educação Matemática e Tecnológica, Educação Contemporânea e Ciência da Computação. Da segunda, coordenada pelo professor Thiago Henrique Napoleão, participam os PPGs Ciências Biológicas, Bioquímica e Fisiologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (ME), Educação em Ciências e Matemática e Química. Da terceira, coordenada pelo professor Gustavo Gomes da Costa Santos, participam os PPGs Sociologia, Direitos Humanos e Serviço Social.

O programa foi criado com o objetivo de apoiar projetos voltados ao fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu que contemplem a transversalidade e ações de internacionalização, na pesquisa e na formação de recursos humanos, dentro de três temas considerados prioritários na UFPE: Saúde e meio ambiente; Educação, cultura e sociedade; e Tecnologias aplicadas à indústria, inovação e infraestrutura. Por meio dele, podem ser financiados bolsas (de iniciação científica, mestrado, pós-doutorado ou ‘short-term lecturer´), itens de custeio e capital.

No caso da primeira proposta aprovada, por exemplo, a parceria internacional se dá no projeto com o King's College London, mais especificamente com o professor Arthur Galamba, da School of Education Communication and Society. “Estamos extremamente motivados e ansiosos para produzir resultados envolvendo os programas de pós-graduação participantes e contribuindo para um tema atual e relevante para a saúde”, afirma a professora Rosalie Barreto Belian, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA).

Coordenação de Programas Institucionais e Bolsas da Propg
(81) 2126.8143 – WhatsApp institucional