Notícias Notícias

Voltar

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura apoia ações da UFPE no combate à Covid-19

Ações vão desde o apoio a projetos extensionistas até uma campanha de promoção das artes em tempos de quarentena

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem realizado uma série de ações durante o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, que vão desde o apoio a projetos extensionistas até uma campanha de promoção das artes e de dicas culturais em tempos de quarentena – a QuarentenArte, no Instagram da Proexc, sempre às terças e quintas-feiras.

“Há muitas ações acontecendo”, afirma o pró-reitor, professor Oussama Naouar. “É importante registrar as ações nos editais para que elas possam receber apoio, pois a UFPE concentra seu fomento nas ações institucionais. Oferecemos todo o apoio e a assessoria na fase de registro, no acompanhamento pedagógico, como também na divulgação comunicacional, basta entrar em contato com nossos serviços”, explica.

De acordo com o diretor de Extensão, Demócrito da Silva, os setores da Proexc estão ativos desde o início da pandemia, recebendo e tratando as demandas dos membros de nossa comunidade. Também é importante salientar que estão abertos o credenciamento de programas e projetos de extensão para execução em 2020/2021 e o registro das ações de extensão com movimentação financeira, que podem ser consultados no site da Proexc. 

Foto: Divulgação

Plataforma de Telessaúde do Nutes foi uma das ações apoiadas

Algumas das ações apoiadas pela Proexc são a plataforma “No bairro tem!”, feita para unir consumidores e pequenos negócios; o serviço a distância para orientação gratuita sobre a Covid-19 do Núcleo de Telessaúde (Nutes); a série especial de podcasts sobre o novo coronavírus do Programa Fora da Curva; e a produção de álcool 70% para doação nos Campi Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Outros projetos tratam de assistência estudantil e compromisso social, de prevenção e educação em saúde, da produção da Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade e da participação de graduandos na sensibilização da população. Já o podcast do Grupo Virtus discute as temáticas de Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos. Fabricação de jalecos, conserto de respiradores e ginástica laboral também estão sendo apoiados.

ARTE NA QUARENTENA – Realizada pela Diretoria de Cultura da Proexc, a campanha QuarentenArte tem início na quinta-feira (30). O passeio virtual vai passar por parte do patrimônio artístico da UFPE, que resguarda preciosidades assinadas por nomes de relevância regional, nacional e internacional nas artes visuais. Ainda trará dicas culturais e a voz de artistas e agentes culturais sobre seus processos criativos durante a quarentena.

“A ideia é ter essa ‘exposição virtual’, de obras do acervo da UFPE, mas também ter outras frentes, com dicas de artistas e obras para conhecer durante esse período, quiz interativos nas redes sociais, depoimentos de artistas e agentes culturais sobre como estão lidando criativamente com a quarentena”, adianta o coordenador do Instituto de Arte Contemporânea, Talles Colatino.

Data da última modificação: 29/04/2020, 10:16