Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE será vice-coordenador do Copropi no mandato 2024

A eleição dos dirigentes ocorreu durante a última reunião de 2023 do Copropi, realizada, no período de 6 a 8 deste mês, na UFPel

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, professor Pedro Carelli, será o vice-coordenador do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior (Copropi), a partir do dia 1º de janeiro de 2024. O coordenador será o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Marcos Vital. A eleição dos dirigentes ocorreu durante a última reunião de 2023 do Copropi, realizada, no período de 6 a 8 deste mês, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. O mandato terá duração de um ano.

Segundo o professor Carelli, a nova gestão atuará em diversas frentes para impulsionar a ciência, a pesquisa e a inovação no País. “Temos como expectativa facilitar a colaboração das universidades federais com os laboratórios nacionais e institutos do MCTI [Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação]; pautar, junto aos órgãos de fomento, uma política para os laboratórios multiusuários de pesquisa dos ICTs [Institutos de Ciência e Tecnologia]; produzir propostas para a internacionalização da pesquisa ao MEC [Ministério da Educação] e à Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]”, elenca Carelli.

As ações também incluem “formular uma política de valorização da gestão da inovação nas universidades com estruturação de pessoal para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e ambientes promotores de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos”, completa Carelli.

O Copropi é um órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas temáticas ligadas à pós-graduação, à pesquisa e à inovação. Entre os seus objetivos estão identificar necessidades nacionais e regionais nas áreas de pesquisa, pós-graduação e inovação, e propor às agências de fomento a adoção de políticas para implementação das soluções apresentadas; promover estudos; elaborar projetos; estimular e promover intercâmbios e cooperações;  formular políticas e diretrizes básicas para o fortalecimento das ações das Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) associadas à Andifes; entre outros.

“É importante que a UFPE se faça presente nas discussões nacionais que orientam as políticas de ciência, tecnologia e inovação no país, com reflexo para todas as instituições”, finaliza Carelli.

Data da última modificação: 22/12/2023, 16:38