Presidente do CNPq, Ricardo Galvão, conversa sobre políticas públicas para a ciência em visita à UFPE

Depois do encontro, ele participou de palestra no Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade

Fotos: Anthony Santana

Ricardo Galvão comentou sobre os desafios da ciência para o desenvolvimento

Investimentos na ciência como parte da elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento do Brasil e os desafios que o país enfrenta foram assuntos tratados durante a visita do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na manhã de hoje (17), ele conversou com o reitor Alfredo Gomes; com o vice-reitor Moacyr Araújo; pró-reitores e professores do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Gabinete do Reitor.

O encontro antecedeu a participação de Ricardo Galvão no colóquio “O Papel do CNPq no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica).

“É uma grande alegria para a UFPE receber o professor Ricardo Galvão. No colóquio, ele explicitará pontos da política do CNPq. Mas essa visita também é importante porque sinaliza que o governo federal está retomando o diálogo com as universidades, a volta de uma política antinegacionista. Ele é uma pessoa que não só entende de ciência, como tem um compromisso com o desenvolvimento”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

O vice-reitor Moacyr Araújo seguiu pela mesma linha: “É muito importante para a Universidade receber o presidente da maior agência de fomento à pesquisa do Brasil. É um momento de conversar sobre o grande desafio que temos pela frente. Não podemos imaginar que tudo se resolverá imediatamente, mas precisamos montar estratégias”.

Reunião contou com a participação de pró-reitores e professores do CCEN

“Mais do que respeitar a ciência, estamos lutando para que ela esteja na base da formulação de políticas estratégicas para promover melhorias na vida do povo brasileiro. Estamos resgatando o papel da ciência”, afirmou Ricardo Galvão, que em outro momento da conversa, falou sobre o processo de recomposição orçamentária: “Lembro que, neste ano, ainda estamos trabalhando com o orçamento do ano passado. Início de governo é difícil, vai levar um tempo para recuperar”.

Data da última modificação: 17/03/2023, 16:02