Pré-acadêmico Vestibular Solidário abre inscrições para novos alunos

São 200 vagas disponíveis, sendo 50 presenciais, para estudantes da Região Metropolitana do Recife, e 150 remotas

O Vestibular Solidário (VS), projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que prepara de forma gratuita estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está com seleção aberta para nova turma. Em 2022, as aulas irão ocorrer de forma híbrida no Centro de Educação (CE) da UFPE. São 200 vagas disponíveis, sendo 50 presenciais e 150 remotas.

O curso pré-vestibular é destinado a alunos terceiranistas e egressos de escolas públicas de todo o Brasil. As vagas presenciais, no entanto, são ofertadas somente para estudantes da Região Metropolitana do Recife. Nesse modelo, as aulas, que acontecem no período da tarde, ocorrerão de acordo com as orientações adotadas pela UFPE durante a pandemia da covid-19.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet até o dia 7 de março. Os candidatos devem preencher formulário eletrônico disponível no perfil do projeto no Instagram (@vestibularsolidariope), no qual irão responder um questionário socioeconômico e enviá-lo junto com uma carta de intenção. Em seguida, é preciso pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 12.

Vale destacar que 10% das vagas são reservadas para travestis e transexuais, que são isentos de pagar a taxa de inscrição. Para isso, após o preenchimento do formulário, é preciso enviar e-mail para vestibularsolidario.ufpe@gmail.com solicitando a isenção.

Após a primeira etapa da seleção, os candidatos precisarão passar por uma entrevista com integrantes da equipe do projeto. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 25 de março também no perfil do pré-vestibular no Instagram.

Desde 2001, o Vestibular Solidário já ajudou centenas de estudantes a ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas. Para Lucas Nascimento, professor e coordenador do VS, a pandemia evidenciou ainda mais os problemas dos estudantes de escolas públicas a ingressarem na universidade. “Os alunos de baixa renda foram os mais afetados nesses últimos dois anos. Nem todos tiveram condições de continuar estudando por diversos motivos, mas continuamos com nosso objetivo de ajudá-los”, comenta.

Vestibular Solidário
vestibularsolidario.ufpe@gmail.com