Notícias Notícias

Voltar

Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre reagentes organometálicos

O encontro será realizado no dia 20, das 15h às 17h, no Auditório Benício de Barros

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Química dos Reagentes Organometálicos: De Grignard aos Amidetos Metálicos”. O encontro será realizado na próxima quarta-feira (20), das 15h às 17h, no Auditório Benício de Barros, situado no Departamento de Química Fundamental (dQF) da UFPE. O tema será abordado pelo professor Rodolfo Nishimura. 

O convidado é licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Possui mestrado e doutorado em Química, com ênfase em Síntese Orgânica, na mesma instituição citada anteriormente. Atualmente, é docente do Departamento de Química Fundamental (dQF) e pesquisador integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Positiva do Complexo Industrial da Saúde 4.0 (INCT TEC.CIS 4.0) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Além disso, o palestrante Rodolfo Nishimura tem experiência na área de Síntese Orgânica, atuando nos seguintes tópicos: reações de metalação, troca halogênio-metal e acoplamento cruzado de Negishi; funcionalização de compostos aromáticos e heteroaromáticos visando a síntese de substâncias bioativas; química de fluxo contínuo.

Resumo

Desde os primórdios da química orgânica sintética, os reagentes organometálicos têm ocupado uma posição de destaque na formação de novas ligações C-C, permitindo assim a preparação de moléculas importantes tais como fármacos, produtos naturais, agroquímicos, corantes, novos materiais, entre outros. Neste colóquio, será apresentado um resumo sobre a história, bem como será retratada a importância e o desenvolvimento de novos reagentes organometálicos e novas metodologias sintéticas, principalmente, sobre os reagentes de lítio, magnésio e zinco.

Data da última modificação: 15/09/2023, 13:49