Notícias Notícias

Voltar

Pós-Graduação em Música realiza defesa de dissertação de mestrado sobre música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)

Defesa acontece na próxima sexta-feira (29), via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Música realiza defesa de dissertação de mestrado de Roberto Rodrigues de Sales Dutra na próxima sexta-feira (29), a partir das 9h. A apresentação acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet, e os interessados em assistir devem acessar o link da sala virtual. 

Com o título “O canto do chão: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)”, o trabalho contou com a orientação do professor Carlos Sandroni. A banca examinadora tem a participação das professoras Daniela Maria Ferreira (PPGM-UFPE) e Roberta Bivar Carneiro Campos (Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE).

Resumo

O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós-conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores – história e produção, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada “Etnomusicologia do Cristianismo” a partir do contexto Brasileiro.

Data da última modificação: 27/04/2022, 15:26