Notícias Notícias

Voltar

Pós-Graduação em Música e Paço do Frevo promovem projeto Cultura e Desenvolvimento de Projetos Culturais

Estão sendo convidados profissionais e organizações a participarem da pesquisa

O Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (Polobs) da Universidade do Minho está desenvolvendo o projeto “Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030”. O Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE e o Paço do Frevo trabalharão em parceria com o Polobs para a realização do projeto no estado de Pernambuco.

Nesta etapa, está sendo realizado um mapeamento de projetos culturais que atendam às diretrizes da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por isso, estão sendo convidados todos os profissionais e organizações a participarem da pesquisa através do preenchimento da Ficha de Registro “Projetos Culturais e a Agenda 2030”. 

Também serão realizadas ações formativas gratuitas e rodas de conversa sobre a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os possíveis caminhos para o Setor Cultural desenvolver ações que dialoguem com este documento, em prol de um futuro mais justo e sustentável.

A primeira ação já está marcada. Será a “Conversa Virtual: Projetos Culturais e a Agenda 2030”, inteiramente on-line, que será realizada no próximo dia 18, às 14h. A participação é gratuita, porém sujeita à inscrição prévia. A inscrição deve ser feita até o próximo dia 14 – a confirmação será enviada por e-mail, um dia antes da realização do evento.

Participarão na conversa a historiadora, pesquisadora e coordenadora de conteúdo do Paço do Frevo, Vanessa Marinho; o etnomusicólogo, pesquisador e professor da UFPE, Carlos Sandroni; e o pesquisador e coordenador do Polobs, Manuel Gama.

Com o trabalho desenvolvido nas duas etapas do projeto – processo de mapeamento e caracterização de projetos culturais desenvolvidos e desenho de ideias de projetos culturais em rede – serão elaborados e disseminados dossiês temáticos sobre projetos culturais desenvolvidos e gerados em diferentes contextos geográficos e organizacionais, à luz de cada um dos ODS. Também será criado um Mapa Virtual que possibilitará uma visão de conjunto da presença territorial dos projetos em função dos ODS e de domínios culturais.

AGENDA 2030 – Aprovada pela ONU, em 25 de setembro de 2015, a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas. É um contrato social mundial com o objetivo de resolver necessidades das pessoas, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Trata-se de uma agenda abrangente e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, econômico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

Data da última modificação: 11/08/2020, 17:59