Evento será na sexta-feira (16), às 16h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promove colóquio virtual com professor Andrei I. Kirilyuk, da Holanda, nesta sexta-feira (16), às 16h, via Google Meet, apresentando o tema “Shaken, not stirred: a recipe for ultrafast magnetization reversal”, em português: Agitado, não agitado: uma receita para reversão de magnetização ultrarrápida.

O professor Andrei I. Kirilyuk atua na Universidade de Radbound Nijmegen. Ele é professor no Laboratório HFML-FELIX, Radboud University, Nijmegen, Holanda. Possui mestrado pelo Instituto de Física e Tecnologia de Moscou e Instituto P. L. Kapitza para Problemas Físicos, e tem doutorado pela Université Paris-Sud Orsay, França (“Très honorable avec Félicitations du jury”).

Suas áreas de interesse e pesquisa atuais são: Correlações de elétrons e spin em escalas de tempo e comprimento das interações microscópicas básicas; Dinâmica de magnetização ultrarrápida em metais e óxidos magnéticos; Magneto-óptica e dinâmica de spin fotoinduzida e reversão de magnetização totalmente óptica.

Resumo

A forte interação luz-matéria constitui a base de todas as aplicações fotônicas, capacitando elementos materiais para criar e mediar interações da luz com a luz. Em meio à busca de identificar novos agentes que facilitem essas interações eficientes de matéria-luz, uma classe de materiais promissores emergiu com propriedades altamente incomuns decorrentes de sua constante dielétrica e ser igual, ou pelo menos muito próxima, a zero. Trabalhos até agora mostraram que os efeitos ópticos não lineares aprimorados exibidos neste regime 'epsilon-near-zero' (ENZ) tornam possível criar switches ópticos ultra rápidos, embora transitórios. Uma questão pendente, no entanto, diz respeito a saber se alguém poderia usar a amplificação das interações luz-matéria nas condições ENZ para alcançar permanente “mudança”. Aqui, vou discutir como uma excitação ultra rápida sob condições ENZ pode induzir a reversão totalmente óptica permanente da magnetização entre diferentes estados estáveis. O mecanismo parece ser muito universal, e é mostrado para trabalhar em amostras com simetria cristalográfica muito diferente e propriedades magnéticas, incluindo ferromagnetos fracos e antiferromagnéticos [6], mas também completamente diferentes sistemas, tais como ferroelectrics. A dependência de condições ENZ em vez de propriedades materiais específicas e ressonâncias associadas sugere que o mecanismo de reversão demonstrado é verdadeiramente universal, sendo capaz de mudar permanentemente os parâmetros de ordem em uma ampla variedade de sistemas.

Pós-Graduação em Física

posgrad@df.ufpe.br