Pós em Estatística promove palestra sobre o livro Fundamentos para a Estatística de Convergência de Variáveis Aleatórias

Palestrante será o professor Klaus Vasconcellos, do PPGE

O professor Klaus Vasconcellos será o palestrante do Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE (PPGE), a ser realizada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), na próxima quarta-feira (24). Com o propósito de promover uma discussão sobre o livro “Fundamentos para a Estatística de Convergência de Variáveis Aleatórias”, o evento ocorrerá às 16h e será transmitido pelo Google Meet, cujo link será divulgado na próxima segunda-feira (22), no site do ciclo.

Vasconcellos possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Estatística pela University of Warwick (1993), no Reino Unido. Atualmente, é professor titular no Departamento de Estatística da UFPE. Tem experiência na área de Estatística, com ênfase em Inferência Paramétrica, e suas áreas atuais de interesse são séries temporais de valores inteiros, inferência sobre autovalores e autovetores, matrizes aleatórias.

Resumo

Nesta apresentação, faremos uma breve introdução ao livro recentemente publicado. Os capítulos serão brevemente descritos, incluindo aí uma explicação sobre a estrutura do livro. O texto apresenta resultados que poderiam ser ensinados em um curso de pós-graduação ao nível de mestrado ou num curso de graduação a nível avançado. Discutimos a forma de apresentação de diferentes resultados ao longo do texto. Realçamos que o livro parece ter poucos similares em português no desenvolvimento de um assunto importante, e, portanto, pode ser de grande ajuda.

Data da última modificação: 18/11/2021, 15:50