Notícias Notícias

Voltar

Podcast “No Recreio” traz episódio sobre participação das populações afro-descendentes na Independência

Convidado da semana foi o professor Luís Geraldo Silva (UFPR)

O podcast “No Recreio”, projeto de extensão das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), lança novo episódio, intitulado “Qual a participação das populações afro-descendentes na Independência?”. Essa questão foi levantada pela professora Carolyne do Monte Batista de Souza, mestra em Ensino de História pela UFPE e docente da rede privada de João Pessoa, que foi motivada pelo último episódio do podcast, cujo tema foi a atuação dos povos indígenas no processo de independência do Brasil.

O convidado da semana foi o professor Luís Geraldo Silva (UFPR), especialista na história política da América portuguesa e do Império do Brasil, com foco em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, e em particular, na atuação política das populações escravizadas e seus descendentes.

O material de apoio indicado para o planejamento docente foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da professora Joice Oliveira, licenciada em História pela UFPE. No TCC, a professora Joyce investigou e analisou os recursos digitais e educacionais atualmente disponíveis para trabalhar com a história e com a trajetória dos afrodescendentes no Brasil. O texto está disponível no site do projeto. 

O “No Recreio” é uma iniciativa voltada a professores e estudantes da educação básica, com o objetivo de contribuir para o debate público sobre educação. Em sua primeira temporada, reunirá episódios sobre o bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 2022. Os episódios do podcast podem ser encontrados no Spotify e na Apple Podcasts. A equipe do “No Recreio” é formada pela professora Adriana Maria Paulo da Silva, do Centro de Educação da UFPE; Lucas Victor, professor do Departamento de Educação da UFRPE; e André Matheus Santiago da Silva, discente da UFRPE.

Mais informações
(81) 3320.6580/6581

Data da última modificação: 02/05/2022, 16:39