Notícias Notícias

Voltar

Podcast Desteoriza discute aquilombamento em novo episódio

A conversa conta com a presença de Alice Andrade, jornalista e professora da UFRN, e Valéria Costa, historiadora e professora da UFPE

Em virtude do mês da Consciência Negra, o podcast Desteoriza, produzido pela Diretoria de Comunicação (Dircom) da UFPE e também um projeto de extensão da Universidade, aborda o tema dos quilombos, discutindo as origens e a importância desses territórios. Dando sequência, o podcast acaba de lançar o novo episódio “A-quilombar-se” discutindo o tema do aquilombamento, quando “ser quilombo” vira um verbo e representa ação, experiência, resistência e uma forma de encampar a luta antirracista na própria vivência.

A conversa conta com a presença de Alice Andrade, jornalista e professora da UFRN, e Valéria Costa, historiadora e professora da UFPE. Ao longo de várias discussões importantes, o papo aborda a origem dos quilombos, a diferença entre aquilombamento e quilombismo e a importância do aquilombamento na educação, na política e na comunicação, entre outras questões. A conversa conta, ainda, com a participação de Danilo Borges, doutorando em Comunicação pelo PPGCOM da UFPE.

Os dois episódios sobre quilombo e aquilombamento estão disponíveis nas principais plataformas de podcast

Redes sociais do podcast

Instagram 
Facebook 
Twitter 

Data da última modificação: 05/12/2023, 13:27